MAIS DE 100 VÍTIMAS DE DISCRIMINAÇÃO E ASSÉDIO MORAL RECORRERAM A SRTE/CE EM 2014.


A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará através da Comissão Regional de Igualdade de Oportunidades de Gênero, Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiências e Combate à discriminação recebeu de Janeiro a Setembro de 2014 mais de 100 trabalhadores vítimas de discriminação e assédio moral.

            Um balanço feito pela SRTE/Ce revela que 58% dos trabalhadores que procuram este serviço são do sexo feminino, muitas delas no período de gravidez.  Além delas, o assédio moral é freqüentemente praticado com os trabalhadores que são acometidos por algum tipo de doença ocupacional, que precisam ser afastados por licença médica.

Quanto à discriminação, os casos mais comuns são em decorrência do trabalhador ser soro positivo, por opção sexual e por questão de raça.

            Entre as atividades econômicas que originam o maior número de denúncias a maior incidência tem se dado na área de serviços, com maior destaque nas empresas de telemarketing, atingindo uma média de 43%, seguida das indústrias de confecções com 19%. Outros serviços que podem ser ressaltados, porém, com menor índice de denúncias são aqueles ligados aos setores de saúde e de vigilância. Já o comércio abrange em torno de 24%, com maior relevância no setor farmacêutico e alimentício.

O Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, comuns em relações hierárquicas autoritárias. Dentre os casos que chegam à SRTE/CE , a principal causa relaciona-se ao fator “produtividade”. Segundo a Coordenadora de Combate à discriminação e ao assédio Moral, Eureni Lima, algumas empresas adotam metas muito altas, que exigem um esforço acima da capacidade dos trabalhadores. “Esses fatores originam doenças emocionais, que culminam com estados depressivos, colocando em risco a integridade pessoal e profissional do trabalhador, dificultando cada vez mais, a concretização dessas metas.”, destaca.

A SRTE/Ce recebe vítimas de assédio e discriminação de segunda a sexta, das 8.00 às 12.00 e das 13.00 às 17.00, na Seção de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda que fica no 2º andar da Superintendência ( 24 de maio , 178- Centro). Os trabalhadores também podem tirar dúvidas pelo telefone 32553955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário