Isso é coisa de mulher feia e de baitola preocupado com a concorrencia


Perfis que ofenderam Miss Brasil em redes sociais são apagados, diz OAB

OAB pediu ao Ministério Público que identifique autores de frase ofensivas.
Para presidente da OAB, ofensas são preconceituosas por miss ser do CE.

Do G1 CE
Perfil com mensagem ofensiva no Twitter foi bloqueado (Foto: Twitter/Reprodução)Perfil com mensagem ofensiva no Twitter foi bloqueado (Foto: Twitter/Reprodução)
A Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE) identificou cinco perfis em redes sociais com mensagens ofensivas contra a cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no domingo (28). As contas foram apagadas ou bloqueadas horas depois de o presidente interino da OAB-CE, Ricardo Bacelar, pedir que o Ministério Público identifique e acuse os autores das frases por racismo. A OAB afirma que o fato de as mensagens terem sido apagadas não isenta os autores das mensagens do pedido de acusação.
Para Barcelar, as mensagens publicadas logo após Melissa receber o título de miss contêm discriminação contra os cearenses. "Miss Ceará bonita até abrir a boca e vir aquele sotaquezinho sofrível", diz uma das mensagens. "Lembrem de deixar a TV no mudo quando a miss Ceará for dar a palestra dela no miss Brasil do ano que vem", diz outra; "Achei que no Ceará só tinha mulher feia", publica outro perfil.
As mensagens foram registradas pela OAB-CE e apresentadas ao Ministério Público. Com os registros, o presidente do órgão espera ter a identificação e punição dos autores.
Miss Ceará 2014 (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Miss Brasil 2014
(Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)
"Nós temos os prints [imagens obitidas da tela do computador] com os termos racistas. Com o poder de investigação do Ministério Público, é possível chegar às pessoas desses perfis, e então acusá-las", diz Barcelar. "É racismo e nós não vamos aceitar isso. O sotaque cearense faz parte da nossa cultura e da nossa identidade”, diz.
Melissa Gurgel, de 20 anos, foi eleita a Miss Brasil no sábado (27), em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a participação das 27 misses dos estados e do Distrito Federal.
Caso semelhante
Em maio deste ano, o MPF identificou e acusou internautas que postaram comentários considerados racistas contra os cearenses durante um acidente em Canindé, no interior do Ceará, que resultou na morte de 18 pessoas.
O MPF afirma ter identificado e coletado dezenas de comentários com insultos a nordestinos em portais de notícias. A conduta dos internautas foi investigada pelo procurador da República Edmac Lima Trigueiro, que obteve na Justiça a quebra do sigilo telemático dos usuários.
O caso poderá ser enquadrado como crime de racismo, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão, assim como as mensagens contra Melissa Gurgel.
Miss Brasil
A  cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita a mulher mais bonita do Brasil no último fim de semana, em concurso realizado com as misses dos 26 estados e Distrito Federal. O evento foi realizado no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. A Miss Brasil 2014, prometeu representar bem o Brasil no Miss Universo e mostrar o "poder da mulher brasileira".
"Eu pretendo estudar muito, conhecer outras culturas, aproveitar essa oportunidade única de representar o nosso país lá fora e mostrar para o mundo o poder da mulher brasileira, mostrar nossos princípios e nossos valores", disse, logo após receber a faixa e coroa de Miss Brasil 2014. Ela recebeu a faixa de Miss Brasil e um carro no valor de R$ 40 mil, como premiação do 60º concurso Miss Brasil. Ela vai disputar agora o Miss Universo, que será realizado neste ano, nos Estados Unidos.
Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)Reação da cearense ao ser anunciada Miss Brasil (Foto: Lucas Ismael/Band/Divulgação)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário