Finalmente saem os parquímetros


Começa a partir de hoje o uso de parquímetros na Aldeota
 A partir de hoje, o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) testa o uso de novas tecnologias no controle das vagas de Zona Azul da cidade. Para gerenciar os estacionamentos rotativos, o Paitt implantou parquímetros que funcionarão nas avenidas Dom Luís, Santos Dumont, Desembargador Moreira e Virgílio Távora, na Aldeota. Os equipamentos irão controlar vagas já existentes e demarcadas pelo estacionamento Zona Azul.  
Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Arcelino Lima, a utilização de tecnologia para o controle de estacionamentos rotativos traz consideráveis melhorias operacionais. “O sistema facilita a aquisição do crédito por parte do usuário, diminui as possibilidades de fraude e má utilização das vagas, e otimiza a fiscalização dos agentes de trânsito, resultando no aumento da rotatividade das vagas” explica.
PAGAMENTO
Cada parquímetro fará o controle simultâneo de até 10 vagas, precisando o motorista dirigir-se até o equipamento para realizar a aquisição do crédito. O pagamento será feito com moedas e sem emissão de tíquetes de papel.  O valor do estacionamento permanece o mesmo cobrado na Zona Azul: um real por duas horas.
Com o equipamento, o pagamento poderá ser fracionado. Se o usuário ocupar a vaga por menos de 30 minutos, pagará R$ 0,25. A máquina aceitará todas as moedas.
A partir do dia 20 de outubro, o usuário terá acesso ao button’s, uma espécie de chaveiro magnético, que pode ser adquirido e carregado com créditos na Unidade de Apoio. Essa opção permite recuperar os minutos que não foram usados.

CONTROLE DE VAGAS
Os seis primeiros parquímetros irão controlar 49 vagas. Durante o primeiro mês, será permitido o uso do cartão Zona Azul. Também será instalada  uma Unidade de Apoio (tipo container) na Rua Marcos Macedo entre Leonardo Mota e Barbosa de Freitas, onde estarão facilitadores que poderão tirar as dúvidas dos motoristas. Esses equipamentos serão testados em fase experimental, em um projeto- -piloto de até seis meses.

NOVAS TECNOLOGIAS
A Prefeitura vai testar, ainda, mais duas tecnologias para gerenciar o estacionamento rotativo. Na Av. Beira-Mar, entre a Av. Desembargador Moreira e a R. Júlio Ibiapina (Av. Virgílio Távora), será utilizada a tecnologia de internet, telefonia celular e SMS. Na Av. Monsenhor Tabosa, serão utilizados sensores de ocupação de vagas e aplicativos de dispositivos móveis para aquisição do crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário