Escolha dificil : Ser um nordestino ignorante ou um paulista escroto

Nas redes sociais, eleitores contrários ao PT vêm atacando beneficiários do programa Bolsa Família, distribuídos majoritariamente nas regiões Norte e Nordeste. Em suas críticas, eles dizem que o programa "paga vagabundos em troca de votos".
"O anonimato ou o pseudo anonimato é uma variável importante para as expressões flagrantes de opiniões e comportamentos que não são socialmente aceitáveis", explica a professora Ana Raquel Rosas Torres, da Universidade Federal da Paraíba, que pesquisa temas como preconceito e discriminação.
"Basta olhar a história do Brasil para perceber que esta divisão (norte x sul) acompanha a nossa história", diz. "No entanto, cabe ressaltar que essa divisão não representa uma ameaça à percepção da unidade cultural do Brasil. Ou seja, apesar da percepção de existem vários " Brasis", por exemplo, o do sul, o do nordeste, o negro, o rico, o pobre, isso não significa um desejo de cisão dos país."

Anonimato

Em 2010, logo após a eleição de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, a frase "Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado" rodou o mundo. O discurso de ódio, publicado no Twitter por uma estudante de direito, rendeu à jovem um ano e cinco meses de prisão - pena convertida em multa e serviços comunitários.
Quatro anos depois, com Dilma e no segundo turno, a história quase se repete. A diferença que, além dos nordestinos serem novamente alvo de preconceito, eleitores do Sudeste - paulistas, principalmente - também estão na mira.
"Eu tô vendo que vai todo mundo morrer em grande estilo lá em São Paulo (jogados na sarjeta)", escreveu um eleitor. "São Paulo elegendo Russomanno, Tiririca e Feliciano. Bora insultar os paulistas?", tuitou outro. "Povo burro, ainda irão morrer de sede e fome: paulistas", postou uma terceira.
A polarização não é unânime e também rende críticas e "mea culpa" nas redes sociais.
"Não entendo (nem aceito) esse Brasil que incentiva o ódio, como estão fazendo agora colocando paulistas X nordestinos. CALMA, GENTE!", escreveu um internauta.
"Povo do sul e sudeste xingando o povo do NO é xenofobia, mas os nordestinos chamando os paulistas de burros, idiotas pode?", tuitou outro.
"Dos dois lados, só dá intransigência com voto alheio: "nordestinos ignorantes", "paulistas escrotos". Democracia só é legal quando se ganha?", resumiu um terceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário