Diz que houve tempo em que essa transferência era de aviões Hércules, e para alto mar


Ação transfere presos para presídio federal
Uma ação da Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (CISP/NE) em quatro estados brasileiros, entre eles o Ceará, transferiu, ontem, 11 presos para presídios federais. Através da Operação Brasil-Integrado – Ação Nordeste, que tem como foco a prevenção e repressão qualificada ao crime organizado, dois presos foram removidos de Fortaleza para Campo Grande (MS).
Entre os detentos deslocados estão Francisco de Assis Fernandes da Silva (38), mais conhecido como “Barrinha”, que responde por roubo, sequestro, falsidade ideológica e homicídio, e Jucelino Costa da Fonseca (34), o “Juca”, que responde por latrocínio e roubo. Além deles, foram transferidos outros nove presos - sendo quatro deles de Alagoas (AL), três da Paraíba (PB) e dois de Pernambuco (PE).
Como a ação aconteceu sob a coordenação do Ministério da Justiça, a transferência dos presos foi acompanhada de Brasília (DF), através das câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).
Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o objetivo da transferência de presos é desarticular quadrilhas especializadas em roubo a agências bancárias e caixas eletrônicos que atuam na região Nordeste do Brasil. “A exemplo do que já foi feito em Santa Catarina, estamos atacando as ações criminosas, desde as atividades cotidianas, organização e fornecimento financeiro”, explicou.

EFETIVO
Cerca de 20 agentes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), divididos entre a Polícia Militar (PM) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), participaram da Operação Brasil Integrado – Ação Nordeste no Estado, que teve ainda a participação da Secretaria de Justiça (Sejus), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal (PF), sob coordenação do Ministério da Justiça (MJ). 
SAIBA MAIS
O Brasil Integrado começou a ser articulado logo após a Copa do Mundo, entre governo federal e os nove estados do Nordeste. As operações conjuntas de setembro envolveram um efetivo de 9.600 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Exército.
A transferência coordenada durante a última terça-feira é continuação da operação, realizada nos dias 2, 3 e 4 de setembro. Nessa etapa foram realizadas 72.493 abordagens e 1.014 barreiras policiais, resultando na apreensão de 5,2 toneladas de explosivos, 1.405 munições, 112 armas de fogo e 166 veículos, inclusive um avião, além de 374 prisões nos noves estados da região.
Para Cardozo, o sucesso de ambas as operações demonstra que a integração é o caminho mais eficaz para o enfrentamento da criminalidade organizada. O ministro adiantou que, dentro da programação do Ministério da Justiça, todos os estados brasileiros estarão com Centros de Comando Integrado. “As duas ações mostraram que o caminho para o enfrentamento ao crime é esse. Nos próximos dias haveráoutras medidas que não revelarei. Até o final desse ano vamos desencadear ações dessa natureza. Queremos, ainda, construir no País uma cultura de integração entre as ações policiais”, sinalizou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário