Dedo duro entrega

Doleiro diz que Lula foi pressionado a indicar Paulo Roberto Costa

Em depoimento à Justiça Federal no Paraná, o doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato por integrar esquema de lavagem de dinheiro, informou que, em 2004, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pressionado por partidos aliados a aceitar a indicação de Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Segundo Youssef, “agentes políticos” trancaram a pauta no Congresso para forçar a nomeação, feita pelo líder do PP à época, José Janene, que morreu em 2008.
“Tenho conhecimento de que, para Paulo Roberto Costa assumir a Diretoria de Abastecimento, esses agentes políticos trancaram a pauta no Congresso durante 90 dias. Na época, o presidente era Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ficou louco. Teve de ceder e realmente empossou o Paulo Roberto Costa na diretoria”, disse Youssef, em depoimento, como parte das investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Quando há o trancamento da pauta no Congresso, nenhuma matéria pode ser votada pelos parlamentares. Procurada, a assessoria de Imprensa do Instituto Lula não foi encontrada para comentar o depoimento de Alberto Youssef.
Deflagrada no dia 17 de março, a operação da PF descobriu esquema de lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos, que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões. O esquema, segundo a PF, era comandado pelo doleiro, que está preso no Paraná e aceitou assinar acordo de delação em troca de redução da pena.
(Agência Brasil)

Penso eu - Quem eram mesmo os partidos aliados? Quem eram seus líderes? Quem sugeriu fechar a pauta pra pressionar o Presidente? Quem tem memória sabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário