COmo este blog anunciou, faz 10 dias; Chamam a Força Federal pra cuidar das eleições no Ceará


MPE pede reforço de tropas federais no segundo turno da eleição no Ceará
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará poderá solicitar ao TSE o envio de tropas federais para reforçar a segurança no 2º turno das eleições. A iniciativa partiu do procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, que protocolizou no TRE um ofício neste sentido, após comunicado à Corte do Tribunal, na sessão de ontem.
De acordo com o Ministério Público Eleitoral, a presença de tropas federais seria necessária na Região Metropolitana de Fortaleza, incluindo os municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Pacatuba, além da capital cearense.
A partir deste pedido do MPE, a presidente do TRE-CE, desembargadora Iracema do Vale, enviará ofício ao governador do Estado, Cid Gomes, para que ele se manifeste sobre a necessidade do reforço de tropas federais “para garantir a lisura e a segurança do pleito”.
No Ofício, protocolizado no TRE, o procurador Rômulo Conrado, dentre outros fatos, cita: “Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar. Bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública. Por outro lado, tem-se situação de notório acirramento de ânimos considerando o engajamento em campanha eleitoral do candidato Capitão Wagner, candidato mais votado ao cargo de deputado estadual, opositor do grupo político liderado pelo governador Cid Ferreira Gomes”.
Geração de mídias
Para acompanharem os trabalhos de geração de mídias do 2o turno das eleições, que acontece até a próxima quarta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará convoca representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE). Os trabalhos começaram ontem e seguem  até amanhã, das 8 às 19 horas, na Sala de Treinamento do edifício-sede do TRE, situado à Rua Jaime Benévolo, 21, no Centro de Fortaleza.
Os trabalhos são realizados na presença do juiz da Corte do TRE-CE, Francisco Mauro Ferreira Liberato, como determina a Resolução do TRE-CE no 552/2014, nos termos da art. 62, § 3o da Resolução TSE nº 23.399/2013. Na geração de mídias, os cartões de memória de resultado, específicos para o 2o turno, recebem os dados dos candidatos que concorrem aos cargos de governador do Estado e de presidente da República.
Preparação
Depois da geração de mídias, começará a preparação das urnas eletrônicas para o 2o turno. O procedimento consiste na inserção do cartão de memória de resultado de 2o turno nas urnas utilizadas no 1o turno das eleições. No final deste trabalho, que vai até o dia 24 de outubro, as urnas são lacradas e assim permanecem até o dia da eleição. Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão.
Em números
No Estado, serão disponibilizadas para o 2o turno 22.486 urnas eletrônicas, sendo 19.921 para as seções eleitorais, 28 para as Mesas Receptoras de Justificativas Eleitorais (12 em Fortaleza, 1 em Jericoacoara, 1 no Porto das Dunas, 1 em Pecém, 1 em Aracati, 3 em Juazeiro do Norte, 3 em Caucaia, 3 em Maracanaú e 3 em Sobral), 15 para as seções de voto em trânsito (13 em Fortaleza e 2 em Caucaia) e 2.522 urnas reservas. No 1o turno, foram substituídas 391 urnas eletrônicas, apenas 1,9% das 19.964 instaladas nas seções eleitorais, em todo o Estado.
Servidores
O contingente mobilizado para o pleito é o mesmo do 1o turno e ultrapassa 100.000 pessoas, sendo 1.000 servidores, entre efetivos e requisitados, 3.500 contratados, 79.786 mesários, 6.929 delegados de prédio e cerca de 10 mil policiais civis e militares do Estado e da Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário