Coluna do blog



Um pouco de história pra aclarar o momento
Gonzaga Mota, na primeira semana de Governo, desceu do carro e adentrou ao prédio do 5º. BPM, onde hoje funciona o Choque. Foi um corre-corre. Soldado,cabo, sargento, capitão, tenente, coronel, corneta tocando o diabo. – O Governador está aí. Pense no rebuliço. Totó pediu calma, que não era inspeção nem nada. Anunciou que estava ali pra almoçar. Empurraram o homem pro rancho dos oficiais mas ele disse que queria comer a comida dos que ele sempre chamou “meus soldadinhos”. O rancho era um   horror. Gonzaga, bandejão à mão, deu uma beliscada e reclamou: Isso não é comida digna da Polícia. No dia seguinte tinha bife, ovo, arroz do bom, feijão sem gorgulho, tomate, alface e foi assim até o fim. Totó, reconhecido ao trabalho da PM que “morria” por ele, criou um negócio chamado escalonamento. Todo mundo, de recruta a coronel, tinha um plus no salário. Era um percentual que caia no fim do mês no soldo da caserna. Totó elegeu Tasso Jereissati contra os coronéis. A primeira coisa que o Lindo fez acabar com o tal escalonamento. Angariou a antipatia geral da corporação. Piorou quando teve um mal estar com o Presidente da Assembleia, Welington Landim e acabou com a Companhia de Guarda do Legislativo e mais: provocou uma guerra civil, em praça pública, entre Polícia Militar e Polícia Civil. Uma coisa horrorosa onde até um coronel (Amilton Rocha) foi baleado. Mas o mundo da voltas e o brasileiro não tem memória. Polícia também não. Encordoada por um de seus parceiros, hoje na reserva e raivosa porque o Governo prometeu uma coisa pra acabar com uma greve e de três etapas só cumpriu uma, a corporação foi levada a votar em Tasso senador. Faz lembrar o poema de Augusto dos Anjos:Toma um fósforo./ Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,/ A mão que afaga é a mesma que apedreja. /Se a alguém causa inda pena a tua chaga,/ Apedreja essa mão vil que te afaga,/  Escarra nessa boca que te beija! É a vida que como diz um velho colega meu de Banco do Brasil: A vida meu amigo, é um galo pelado cheio de mondrongo.

A frase: “A felicidade não é só a conquista daquilo que não temos, mas de fazer bom uso daquilo que nós temos”. Tem alguém observando a cena.



Água meu netinho!!! (nota da foto)
A construção da adutora emergencial de engate rápido que vai conduzir água do açude dos Carneiros até a cidade de Caririaçu está com os trabalhos em ritmo acelerado. Dos 13 quilômetros previstos de encanação, além de dois reservatórios para armazenar e elevar a água para subir a serra de São Pedro, metade dos serviços está pronto. Ontem a tarde a encanação chegou na altura do sítio Cidade e segue margeando a rodovia que liga Caririaçu a Juazeiro do Norte. As previsões é que a adutora entre em funcionamento pra valer até o final do ano.

À força
Será pedido ao Superior Tribunal Eleitoral, o concurso da Força Nacional para o segundo turno das eleições em Fortaleza. Quem vai pedir justifica: houve grande mal estar no Estado com o desempenho da própria Polícia no pleito. Isso é muito grave.

Primeiras pesquisas
Hoje, quinta, no Jornal Nacional, saem as pesquisas Ibope e Datafolha. É a primeira oportunidade para saber quem sai na frente - ou não, ou talvez sim. Aplicando-se a margem de erro, talvez saiam os números da eleição na Bolívia.

Esquisito
Está num vídeo amplamente divulgado: uma manifestação de agentes da Polícia Federal, no Rio, por aumento de salários. Críticas pesadas ao Governo Federal. E alguém, no carro de som, proclamando que, no dia em que os agentes federais contarem à imprensa o que sabem, acaba o Governo.

Sim, e agora?
OK: ou eles mentem ou falam a verdade. Se mentem, é o fim da picada. Se não mentem, estarão prevaricando: um agente público não pode silenciar a respeito de irregularidades.

O cargo e a surra
O senador Vital do Rego, do PMDB paraibano, lutou e conseguiu ser presidente das duas CPIs sobre a Petrobras. A notoriedade não lhe valeu muito: ficou em terceiro lugar na disputa do Governo da Paraíba, com 5,2% dos votos.

Bolsa Justiça
CNJ manda pagar auxílio-moradia a todos os juízes do Brasil. Pois o CNJ aprovou esta semana a resolução fixando o pagamento de auxílio-moradia a todos os juízes do País que moram em cidades onde não há residência oficial disponível.

Pra quem via
O benefício será pago a integrantes da Justiça Estadual, Federal, do Trabalho e Militar. O valor do  auxílio-moradia é o mesmo oferecido a ministros do STF, de R$4.377,73 e o Juiz não precisa apresentar recibo do aluguel pago, como condição pra receber o dindim.

Pois bem...
Justifica o Ministro Fux: “...é uma forma de compensar os juízes por não receberem benefícios trabalhistas, como adicional noturno, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, participação nos lucros, FGTS, bônus por  produtividade, auxilio-educação, indenização para aprimoramento profissional ou gratificação por desempenho”.  Então tá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário