Coluna do blog




Quando o vento faz a curva
O Ceará inicia a sua temporada dos ventos, onde a média de velocidade na Capital passa dos 16Km/h e as rajadas podem chegar aos 50Km/h. Segundo a Funceme, o aumento dos ventos neste período é ocasionado pelo deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul, típico dessa época do ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica, a geração deste tipo de energia no Ceará aumentou 5,21%, em relação ao mês de agosto. Em setembro o Estado gerou 1.091,2 MW, um aumento de 54MW, o que equivale o abastecimento de energia para uma cidade de aproximadamente 90 mil habitantes. Uma das empresas com maior expertise na construção de usinas eólicas é a Mercurius Engenharia que construiu 12 parques eólicos no Ceará com 345 MW, nas 205 maquinas localizadas em Canoa Quebrada, Beberibe, Paracuru, Mucuripe, Icaraizinho, Lagoa Seca, Vento do Oeste, Quixaba, Parajuru, Praia Formosa, Foz do rio Choró e Lagoa do Mato. “O aumento de ventos fortes é sempre constante neste período no Ceará, o vento põe em movimento as pás, que dão entre 10 a 25 voltas por minuto aproximadamente”, afirma o diretor da Mercurius, Aristarco Sobreira. Os aerogeradores instalados pela Mercurius são implantados principalmente no litoral e região de serra. O que favorece o aumento na produção de energia eólica, é a constância na força e na direção deste vento, explica. Recentemente a empresa construiu os dois maiores parques eólicos da América Latina: o Renova I (2009), com 184 aerogeradores; e o Renova II (2012), com 230. Para 2015, a empresa já iniciou as obras do Complexo Serra Azul, que terá 59 máquinas, gerando 118MW, energia equivalente ao abastecimento de uma cidade como a de Sobral-CE, com 200 mil habitantes.

A frase: “Faltam 1.457 dias para a eleição de 2018”. Isso é masoquismo ou sadismo? Ou seria sadomasoquismo?

Figura do mapa do Brasil 'subdividido' foi postado pela vereadora de Natal Eleika Bezerra na página que ela mantém no Facebook        (Foto: Reprodução/Facebook de Eleika Bezerra)
Só pode ser alienígena(Nota da foto)
A vereadora de Natal Eleika Bezerra (PSDC) postou em uma rede social uma imagem que mostra o mapa do Brasil dividido entre os estados onde Dilma Rousseff teve maioria de votos e os que onde Aécio Neves saiu vencedor. A imagem mostra os estados das regiões Norte e Nordeste, além Rio de Janeiro e Espírito Santo compondo o que denominou de “Nova Cuba”.

O mestre fala
Oh, Minas Gerais!Aécio Neves esperava vencer em Minas Gerais por dois a três milhões de votos de diferença. Como ele perdeu em sua própria terra,ratifica-se a frase do escritor Otto Lara Resende, mineiro de São João del-Rei: “O mineiro só é solidário no câncer.”

Aviso aos puxa-saco
Camilo Santana volta esta semana para a Assembleia do Estado onde é deputado. Aceita cumprimentos, sim, mas ainda não está recebendo currículos nem perdoando detratores.

Falar nisso...
Cid Gomes, antes do pleito foi a Caririaçu fazer uma visita às obras de construção de uma adutora que vai levar água do açude Carneiros pro alto da serra, que morre de sede.

Traíra, não
Falou a interlocutores que iria ver a estação elevatória. Foi quando o Prefeito João Marcos perguntou se poderia ir no carro com ele. Cid, elegantemente foi na jugular: - Não. Vá no seu carro. Na vida só me traem uma vez.

Botou no lugar
Repórter perguntou a Camilo Santana, no Canal 10, como ele trataria o tal de Capitão Vágner, na Assembleia. -  Que nem os outros deputados, foi a resposta mansa e bem educada do Governador eleito.

Insistência
Insistem e que a eleição dividiu o Brasil. Se quiserem podem até dizer que foi ricos prum lado, pobres pro outro. Diabo é que voto de pobre é igualzim a de rico e como no Brasil tem mais pobre do que rico...deu no que deu. Pobre mas limpinho, né Tom?

Volta Sílvio
Clamor no Fortaleza Esporte Clube. Depois de perder pela enésima vez consecutiva a oportunidade de sair do time dos pés de chinelo da terceirona do brasileiro de futebol, a torcida arregaçou as mangas e, sem reboliço anda pedindo Silvio Carlos Vieira de Lima de novo presidente do clube empresa.

Saudades do Cleitinho
O querido Cleiton Veras, que botou o Leão do Pici na primeirona é outro nome citado por uma elite que gosta de ver as coisas bem feitas e organização na equipe e/ou fora do campo. São dois nomes, de estilos diferentes, mas que deram glória ao tricolor.

Turbulência no solo
Amiguinho do PSDB, o DEM descolou um avião a fim de levar políticos potiguares e pernambucanos para acompanhar, em MG, o resultado das eleições. Foram no mesmo voo José Agripino (RN), Felipe Maia (RN), Mendonça Filho (PE) e Bruno Araújo (PE). Voltou tudo  com cara de tacho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário