Coluna do blog




Tirem as crianças da sala
Pelo andar da carruagem e a passagem do andor, tudo faz crer que o segundo turno das eleições no Ceará será um espetáculo de lavação de roupa suja em público e que bem poderia merecer dos vigilantes defensores da família e dos bons costumes do Tribunal Regional Eleitoral uma advertência no rádio e na televisão: “Tirem as crianças da sala. Programas não recomendados a menores de 16 anos”. É simples pensar assim. No final da campanha no primeiro turno, os contendores (no caso aí foi contenda mesmo) já deu pra sentir o clima do que virá pela frente nos  próximos dias. As tais das redes sociais que, se funcionassem mesmo daria pra ver o caos instalado na moral política, infelizmente vão encher outra vez minhas caixas de correio eletrônico, facebook e essas outras invenções que torram a paciência de quem tem que deletar, mas que servem muito bem pra saber como se criam o ódio, os boatos, as inverdades, as subjeções e, de vez em quando onde se falam verdades e insinuações perigosas. Serviram, dentre outras coisas para mostrar a criatividade dos desiguais, uns criando sacanagens com os outros, algumas risíveis, outras nem tanto. E mais: tomem de base pesquisa, não. Mas, voltando à vaca fria: pelas últimas declarações da pós contagem dos votos, na urna, essa sim, a pesquisa verdadeira e avassaladora, o bicho vai pegar. E dá saudades do querido Guajará Cialdini quando dizia...quanto mais o bode empina, maior é a cabeçada e cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça.

A frase: “...a maldade que os homens são capazes de fazer sobrevivem a eles, e as coisas boas são muitas vezes enterradas com seus ossos”. O dito aí é de um tal de Shakespeare. Já ouviu falar nele?


Suruba no Piauí (nota da foto)
Aqui bem pertinho, nossos antepassados também eram chegados a uma saliência. É o que conta o professor Michel Justamand, no artigo “Rocha de livres prazeres”, que a Revista de História da Biblioteca Nacional lança este mês.  Após analisar pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, que tem vestígios da presença humana há mais de cem mil anos, ele conta que desenhos mostram posições de sexo “envolvendo duplas, trios ou grupos maiores numa mesma ação”.

Eleição
Nem bem terminou um pleito eleitoral no Ceará, temos outro correndo nas veias dos poetas e escritores. Imortais escolherão um novo imortal para a Academia Cearense de Letras. A bola da vez é, disparado, Durval Ayres Filho, o desembargador poeta e contista. Benza Deus!

Poupança
Pesquisa  mostra que a caderneta de poupança voltou a atrair os brasileiros. Este ano, 85,8% das pessoas que economizam têm na poupança sua principal opção de investimento, cinco pontos percentuais em relação ao ano passado.

Então...
Apenas 2,5% dos entrevistados estão em fundos de investimento. E, pasmem, 10,4% guardam o dinheiro em casa, provavelmente debaixo do colchão. Já quem dorme de rede...

Pra 2015
Dia 30 de setembro do ano que vem, será a abertura do Congresso Mundial de Cardiologia, no Centro de Eventos de Fortaleza. Coisa pra juntar uns 5 mil médicos do coração do mundo inteiro.

Rota do Sol
A empresa cearense de Táxi Aéreo Rota do Sol virou preferidinha dos conjuntos musicais que fazem shows pelo Nordeste. E preferem um arrumado Bandeirante de 18 lugares que tem varado madrugadas entre idas e vindas pra shows e etc. e tal.

Kombi nova
Nem a kombi nova, toda estilizada, nem o terreno novo pras reuniões contra o capital, bens comprados com capital pedido e/ou feito de rifa, conseguiu um voto a menos na eleição, pedido pelos radicais da crítica. Os 19% de abstenção são históricos.

Lá em Minas...
Mineirinho come quieto comenta assim: “Minas tornou-se a pedra no meio da língua de Aécio. Quanto mais ele ataca o PT, mais complicado fica explicar a sua derrota em Minas. Como um partido tão ruim foi capaz de derrotar um ciclo tão bom de administrações comandadas por ele?

O último tripulante
Morreu no domingo o comandante Celso Tinoco Filho, o único sobrevivente do desastre que matou o pai dele, o marechal Castelo Branco e outros passageiros do Piper Azteca, cuja carcaça está exposta no 23o. BC, em Fortaleza. Celsinho morreu de AVC seguido de parada cardíaca aos 63 anos de idade.

Acertando o leriado
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará realiza nesta terça-feira, 7/10, às 10 horas, na Sala de Sessões (Rua Jaime Benévolo, 21, Centro), audiência pública para definição do Horário Eleitoral no rádio e na televisão, no segundo turno das eleições no Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário