Coluna do blog



Por favor, escutem até o final
Um belo dia, a mando do chefe, jornalista Marcus Nunes, o cinegrafista Edilson Pires e este humilde repórter, fomos a uma cidade chamada São Rafael, bem aqui, no Rio Grande do Norte, logo depois de Mossoró, colada em Açu. Desembarcamos de um  táxi aéreo e o carro nos levou a um dos mais belos barramentos que o DNOCS construíra, o açude Armando Ribeiro Gonçalves. A missão não era só mostrar o açude e sua história que passara por um mundaréu de contratempos, com greves, invasões de moradores da área e interferência da igreja via padres e freiras líderes de movimentos conhecidos como Povos Vítimas de Barragens. Isso já havia sido mostrado outras vezes. Ativemos-nos à transferência da população da cidade velha de São Rafael  para a Nova São Rafael. A primeira estava sendo engolida pelas águas que represadas subiam e que encobririam a velha igreja, o cemitério, os mercados, as casas, o núcleo habitacional, por fim. Fizemos a parte velha. Ouvimos pessoas, mostramos a última barba do velho barbeiro, a última serenata, dos boêmios e nem tanto, e fomos vendo como aquela gente se despedia daquilo que viveram a vida inteira. Em seguida, fomos pra cidade nova, na azáfama da chegada, do descarregar dos móveis, da arrumação das salas e camarinhas, tudo muito novinho, mas muito igual e até ali sem quaisquer identidades diferenciadas. Claro que isso tudo teria acompanhamento de organismos sociais para aclimatação e adaptação. Engenheiros, assistentes sociais, psicólogos, arquitetos, uma grande equipe envolvida no processo. Profissionais do DNOCS e da Andrade Gutierrez assim como do Governo do Rio Grande do Norte, empenhados no processo. Uma das falas mais inteligentes das tantas entrevistas que fizemos, Pires e eu, foi de um arquiteto, de voz e gestos ligeiramente afetados, como um jovem homossexual. O próprio diretor Marcus Nunes editou a matéria, em Fortaleza, enviada para o Fantástico, de cujos editores recebemos telex (era 1982) de cumprimentos por textos e imagens. No domingo vi a matéria capenga. Faltou a fala do arquiteto. Segunda feira indagamos à redação do Fantástico as razões da censura. Resposta: A Globo não bota “viado” no ar. Voemos no tempo até segunda feira, ultima, as sete e pouco da manhã no horário do Ceará. O programa Mais Você, mostrou Ana Maria Braga sacerdotisa de um casamento gay, onde dois senhores se juntavam em união matrimonial. Sem falar nos casais gays das novelas, despertaria em qualquer sociólogo o desejo de estudar como os tempos mudam. Sem quaisquer ranços de homofobia ouso perguntar: É assim mesmo?

A frase: “Eles ajeitaram seus mais belos penteados, puseram suas mais elegantes roupas e armaram-se de suas melhores virtudes para o julgamento dos indecisos —6% do eleitorado. Ou cerca de 8 milhões de pessoas.” Observador da cena comentando o último debate Dilma X Aécio, sem xingamentos.


Fazendo as pazes (nota da foto)
A Justiça vai realizar de 24 a 28 de novembro, a Semana da Conciliação em todo o Brasil. No Ceará, onde mais de 16 mil conciliações foram feitas no ano passado, as inscrições para os ajustes podem sem feitas até o dia 31 deste mês.

Observações
Incrível que ainda haja no meio, candidato a deputado eleito, trabalhando duro pela candidatura de seu preferido ao Governo do Estado. Ainda há gente séria, solidária e partidária catando voto pela aí.

Observações II
E tem ainda os que, sem votos, viram. Com votos viram. Uns prometem amor eterno, outros cruzam os braços e dizem...não vou mais por aí, vou por onde me levam meus próprios...interesses. “Passos”, só na poesia.

Aloprou
Falta de parceria de São Paulo com União, agravou crise hídrica diz Aécio. Agora apelou feio.  Meu Deus! Não choveu, a água se foi e a culpa por São Paulo estar bebendo a última gota é da Dilma. Desculpa, mas vão darem!!!

A cobra e o pau
Com o objetivo de prestar contas à comunidade, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou o lançamento, agora em outubro, da campanha institucional “Primeiro a gente faz, depois a gente mostra”. Vai pra mídia.

Não ouça radicais
Os conservadores jesuítas  pregavam que havia três maneiras de pecar: por pensamento, por ação, ou – a mais grave de todas – por omissão. Para mim, de certo modo e por outros motivos, eles continuam tendo razão, pelo menos em relação à gravidade da omissão. Votar nulo no domingo, Deus castiga.

Palestra 
Acontecerá hoje, 22, às 14h30min, no Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia, bloco 711, Campus do Pici - UFC) a palestra "Curadoria digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação".

Curadoria
A palestra faz parte das atividades dos Encontros Universitários  da UFC e será ministrada por Aquiles Alencar Brayner, que é ex-aluno da graduação em Psicologia da UFC e, hoje, é curador digital da British Library, em Londres.

Ídolos americanos
A família da mulher do jornalista Newton Pedrosa tem uma fazenda na região de Groaíras. Uma vez por ano as irmãs se reúnem lá e passam a vida a limpo. Pedrosa,um desses anos foi. Acostumado às observações ouviu uma doméstica da casa gritando como a chamar um menino. Não entendeu direito e apurou o ouvido para escutar: Avia Lindron Jonso! Avia! Ô menino sem tento!!! Chega Lindron Jonso!!! Avia diacho!!! O homenagem a Lindon Jhonson era um senhorzinho de 8 anos, pequeno e magro sertanejo do Riacho Guimarães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário