Coluna do blog



Desconstrução e mentira
“Entre as formas de mistificação presentes na sociedade moderna, a propaganda comercial talvez esteja entre as mais inocentes. Até o mais ingênuo dos seres, quando submetido a ela, sabe que alguém está tentando manipulá-lo para achar que um sabão em pó lava mais branco que o outro. E que preferir Omo a Rinso é uma escolha que representa ganhos econômicos para alguém. Depois que descobriram o marketing político e ele se fundiu à ideologia - ainda que usada apenas como excipiente para a mais sórdida fisiologia - como mostra o andamento da atual campanha eleitoral no País, a receita desandou em veneno. Aqui é mais grave, porque trata-se de mistificar fatos que conduzem a escolhas políticas que determinam o futuro de um país. Não se trata apenas de escolher entre dois tipos de sabão em pó, mas entre formas de conduzir, tratar e administrar a coisa pública. A campanha eleitoral em andamento no Brasil, mostra que a máquina de moer conceitos da propaganda aplicada à política não tem sequer a pretensão de confrontar fatos reais e defender a superioridade de uma política sobre a outra. Os adversários não existem para ser confrontados, mas para ser aniquilados. Ou para serem desconstruídos, para usar a palavra da moda. Esta não é uma guerra de posições, como diria Gramsci. Esta é uma guerra de extermínio. E a primeira arma da guerra é sempre a mentira.”

A frase: “...o carro é o cigarro do futuro”. Satanização do carro em favor da bicicleta em Fortaleza.


Tocando a boiada (Nota da foto)
Já tem candidato tangendo gado pra dentro e alguns currais vendendo o ferro pra ser candidato a Prefeito de Caucaia. Começou cedo, muito cedo e nem sempre Deus ajuda a quem cedo madrugada. Há experiências e controvérsias.

Lá no Juazeiro
Os coleguinhas de lá dizem que o prefeito Raimundo Macedo, apesar de peemedebista, tem permanecido neutro nesta segunda etapa do processo eleitoral, não apoiando diretamente nenhum dos postulantes.

Dois estribos
Por outro lado, o filho dele, Mauro Macedo, também do PMDB, esteve presente no jantar de adesão da campanha de Camilo Santana, realizado na última terça-feira (14).

De onde vem
Essa história toda aí acima nasceu porque estão denunciando um vereador do PT de Juazeiro do Norte de estar constrangendo servidores do município que estariam sendo pressionados pelo Prefeito a ser Camilo e Aécio. Que horror!!!

As rabecas do Ceará, os circos de Minas Gerais, as oficinas de bordado de Goiás e a defesa das Apacs do Rio são alguns dos vencedores do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Iphan, que será entregue no dia 4 de novembro, no Clube do Choro, em Brasília.
 
Homenagem a Lina...
Criado em 1987, o prêmio chega à 27ª edição lembrando O centenário da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992), responsável por inovações estéticas na arquitetura nacional.

Desconfiança
Não dá mais pra confiar em nada mesmo. Furaram a TV Verdes Mares que comprou a pesquisa do Ibope mas deram primeiro que a emissora que pagou, espero eu, caro pelos números apresentados na sexta feira.

Como foi
Eram 18 horas e 38 minutos do dia 16 de outubro deste ano, sexta feira passada, quando recebi o seguinte e.mail: “A TV Verdes Mares divulgará, em instantes, o resultado da última pesquisa realizada pelo Instituto IBOPE sobre a intenção de votos do eleitor cearense para o Governo do Estado.”

E segue
“Os resultados do levantamento apontam a diminuição da diferença de votos entre os candidatos, com Camilo Santana (PT) pontuando 51% e Eunício Oliveira (PMDB) dispondo da preferência de 49% dos consultados”.

À disposição
O original está à disposição de quem interessar possa pra que sejam atestadas todas as informações e comentários feitos por esta coluna como muito mais cedo do que se pensa, as notícias “vazam” dos Institutos ou de quem manipula os dados para divulgação fora dos veículos que pagam por eles. Aí fica difícil dar crédito até a quem paga.

Na casa do vizinho
Campina Grande, PB, será tomada por contadores brasileiros e portugueses. Vai acontecer lá o 5° Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade (ELBC), nos dias 20 e 21,hoje e amanhã. É que a Paraíba conta com cada vez mais investidores portugueses, sobretudo na área da construção civil.

E por falar disso...
Também serão realizados o VI Encontro Paraibano da Mulher Contabilista e o I Colóquio Paraibano de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis. Segundo o Conselho Federal de Contabiliade, as mulheres já são 42% do total de 500 mil profissionais brasileiros. Na Paraíba, o índice chega a 43%.



Nenhum comentário:

Postar um comentário