Coluna do blog



O povo fala
Não é todo dia que a gente encontra, abrindo a caixa eletrônica de correio, alguma coisa que valha a pena publicar, seja por opinião, seja por simples curiosidade profissional. Mas leio tudo, anoto tudo e como dizia o saudoso Virgílio Távora: “Teu governador lé tudo, tua coluna e até o Almanaque Capivarol”. Esta coluna lê e busca interpretar até a Folhinha Mariana. Pois bem. Publico aí, uma opinião, misto de desabafo de um cidadão que atende por José Gomes. Por favor, leia sem quaisquer tons de cinza, quer dizer, de discriminação. Também não leve em consideração a escolha política dele. Vamos nos ater ao texto apartidário. “José Gomes - Têm pessoas que acham que conhecem o Nordeste e por isso criticam os nordestinos por suas escolhas. Tenho algumas constatações que me fazem valorizar os últimos doze anos de Lula e Dilma. Duvido que algum nordestino que lê isso não confirme:“A maioria dos nordestinos, maiores de 30 anos, tem um parente em São Paulo.”A maioria saiu sem nenhuma ou pouca formação. Sabe por que? Nordestino não tinha opção. Ou ia para São Paulo, ou passava fome, ou ficava submisso a patrões exploradores, que achavam que faziam favor em dar emprego. Não sabiam o valor de uma mão de obra. O porquê disso? Não havia políticas públicas voltadas para formação e para amenizar o sofrimento daquelas pessoas. Hoje, poucos se arriscam sair daqui, pois temos emprego, qualificação e diversas oportunidades de negócios. Muitos desavisados acham que o Nordeste só vive de bolsa família, inclusive nordestinos que estão pelas terras de lá. Na verdade, atualmente, pelas oportunidades que temos, somos um povo que reconheceu o seu livre arbítrio. Podemos escolher e defender nossas escolhas. Ninguém tente dizer o que é melhor para o Nordeste. Nós sabemos o que é bom. Muitos escolhem diferente, mas pelos menos temos o direito, como qualquer brasileiro, de fazermos nossas escolhas.Viva a democracia! Abaixo a miséria!”
A frase: “Hoje é quinta feira dia 16 de outubro. Considerando a margem de erro, Feliz Natal!” Tirar um sarro, de vez em quando, pode.

Anote pra conferir
O Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, poderá receber o Salão do Automóvel de 2015. Há negociações avançadas e que tiram do “sul maravilha” um dos mais importantes eventos do mundo no meio automotivo.

Debate
A TV Ceará realiza hoje (16/10), às 22 horas, o debate entre os candidatos Camilo Santana e Eunício Oliveira ao Governo do Estado neste segundo turno.

Crianças fora
O debate terá uma hora de duração e acontecerá na sede da emissora (rua Oswaldo Cruz, 1985, Aldeota) . As 10 da noite as crianças já foram dormir.

Jota Jota e Jeri
João Jaime reclama há muito tempo a ocupação de terras de forma ilegal em Jericoacoara, que é uma área de preservação ambiental, intocável. Desde 1981 João briga por Jeri. Eu mesmo participei de uma delas em reportagem memorável pra Globo.

Chamando “os home”
O Procurador Eleitoral manda ofício para o TSE pedindo Força Federal pro segundo turno no Ceará e explica: “Tem-se portanto manifesto temor de que venha a ocorrer o cerceamento ao regular exercício das atividades policiais afetas à Polícia Militar.”

E segue...
“Bem como que novamente seja posta em prática a esdrúxula medida de fixar as viaturas em pontos base e somente permitir que ingressem em circulação a partir do que for determinado pelos órgãos de segurança pública”.

Tá uma “viração”
Quem tem...dia o adágio...tem medo. Por isso mesmo tá um tal de me dá o meu boné que vou embora, de maneira inequívoca de virar a casaca, como a gente dizia lá no Beco do Cotovelo. Gente grande, de muitos votos anuncia encolha, pra não magoar ninguém.

Valores X Votos
Adail Carneiro se tornou um dos campeões de votos entre os novatos para o Congresso Nacional,no Ceará, com mais de 113.800 votos. Se voto fosse comprado, Adail teria gasto uns R$15 milhões pra se eleger.

Coisas da mídia
A turma do “boi” alardeou às escancaras a porralouquice do Sensus, que deu 17% de vantagem de Aécio pra Dilma. Absolutamente inacreditável. Aí, vem a Vox Populi e diz que nos votos válidos Dilma aparece com 51% e Aécio totaliza 49%. Diferente, né.


Danações do Adail,Fontenele (Nota da foto)
A Secretaria da Infraestrutura do Estado acaba de liberar ordens de serviço de um pacote de obras que envolve a construção de 12 novas estradas. A informação é do secretário estadual da Infraestrutura do Estado, Adahil Fontenele. Acrescenta Fontenele que esse pacote faz parte do Programa BID 4, e conta com empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que garantiu um repasse de US$ 500 milhões.

Tem quem não goste
O Sr.Neymar Junior, aos 22 anos de idade, já fez 40 gols pela Seleção Brasileira de Futebol. São poucos os que chegaram até aí. Ele é, hoje, o oitavo maior goleador do Brasil, na Seleção, claro.

Nos ares
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou o Anuário Estatístico do Transporte Aéreo de 2013. Entre as principais informações disponíveis no Anuário destaca-se a demanda doméstica do transporte aéreo de passageiros.

De 04 a 13
Entre 2004 e 2013, em termos de passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), a demanda apresentou alta de 203%, trata-se do maior nível dos últimos dez anos, com índice médio de 13,1% ao ano.

Mais que o PIB
Neste mesmo período, o crescimento anual do transporte aéreo doméstico representou mais de 3,7 vezes o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, e mais de 13 vezes o crescimento da população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário