Bom dia

Há pouco mais de 40 anos, uma ligação interurbana de Porto Alegre a São Paulo só era feita depois de 20, 30 horas de espera. A carne nos açougues era embrulhada em jornal; e, se o peso fosse inferior ao pedido, era completado com um pedaço de carne inferior, o contrapeso, ao mesmo preço da carne mais cara. Quem tinha um Fusquinha usado estava muito bem de vida. Mais recentemente, um computador produzido por estatal nacional tinha sistema operacional pirateado (e mal) do MS-DOS; e supostamente se baseava num modelo inglês da Ferranti, concebido para ajustar a pontaria dos canhões navais. Supostamente - porque o equipamento só tinha de nacional a plaquinha que cobria a marca britânica. Diz ainda o Brickman:
Melhorou muito; e certas coisas que nos parecem óbvias, como comprar carne, recebê-la numa embalagem higiênica e pagar só o que for recebido são bem recentes. As coisas andam devagar, mas andam. Ligação interurbana é instantânea, os celulares não são grande coisa mas existem e funcionam, o cartão de crédito se popularizou, já se admite que o corno não tem direito de matar a esposa, o cidadão consegue votar em quem quer, não em quem o patrão manda. Importante: nunca dantes na história desse país houve um período tão longo de democracia, em que pela sétima vez há sucessão presidencial pacífica, pelo voto.
Esse país não tem jeito? Tem - embora a segurança pública tenha piorado, embora a educação pública tenha decaído. Questão de tempo; e de boas escolhas.

Dependem de sua boa escolha, hoje, os próximos passos. Capriche no voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário