Bilhete do Francis Vale

Macário,

Todos viram a campanha do FHC contra os nordestinos. E teve repercussão nas chamadas redes sociais.
Pois bem. Nesses meios, somos chamados de "povo sem cultura". Comecei a lembrar alguns nomes sem os quais as artes e a cultura brasileiras seriam bem mais pobres: Gonçalves Dias, José de Alencar, Castro Alves, Alberto Nepomuceno ( os paulistas, recentemente, "descobriram" uma ópera dele de 1898 e estão encantados com ela), Farias Brito, Clóvis Beviláqua, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Ariano Suassuna, Câmara Cascudo,Joaquim Pimenta, Gilberto Freyre, Celso Furtado, Josué de Castro, Paulo Freire, Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, João Ubaldo Ribeiro, João Gilberto, Dorival Caymmi, Alberto Cavalcanti, Glauber Rocha, Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, Eleazar de Carvalho, Jacques Klein. E muitos outros que a memória, por enquanto, não alcançou.
Por isso, devemos afirmar o seguinte: Cultura nos temos. E memória também. Pra não esquecer o que o senhor FHC e sua tropa de entreguistas fizeram com o patrimônio do povo brasileiro, passando para alguns "eleitos", na "bacia das almas", empresas como a Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional, o Sistema Telebrás. E, por pouco, não foi a Petrobrás, a Eletrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e outras menores.
O pior é que ainda há quem pague quase meio milhão pra esse pilantra dar palestra por essas bandas.
Um abraço do
Francis Vale

Penso eu - O sr. Francis Vale é advogado, funcionário retirado do contencioso da Receita Estadual, cineasta e meu amigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário