Ainda tem alguem no Ceará que saiba quem foi Alberto Nepomuceno


Documentário da AL sobre Alberto Nepomuceno será exibido no RJ

Documentário da AL sobre Alberto Nepomuceno será exibido no RJ Foto: Divulgação

O especial “Alberto Nepomuceno: vida, música e nacionalismo”, produzido pelo Núcleo de Documentário da TV Assembleia do Ceará, canal 30, será exibido durante o 52º Festival Villa-Lobos, que acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 14 a 30 de novembro. O evento marca os 150 anos de nascimento do compositor e músico cearense Alberto Nepomuceno. “A TV Assembleia sente-se honrada em participar desse grande evento com um dos seus documentários que homenageiam cearenses ilustres”, destaca Ana Célia Oliveira, que integra a produção do Núcleo Doc.
O trabalho foi preparado para o programa Perfil, da TV Assembleia. Com duração de 45 minutos, o especial mostra toda a trajetória de vida desse importante compositor, que trouxe ritmos e instrumentos bem brasileiros para a música erudita no País. O vídeo traz depoimentos do neto do artista, Sérgio Alvim, de músicos do Conservatório Alberto Nepomuceno, da musicista Ana Maria Kieffer e da pesquisadora Olga Paiva, que também é descendente do homenageado.
De acordo com Ana Célia, o documentário levou quatro meses para ficar pronto, entre pesquisa, roteiro, produção e edição. Foi escrito pela coordenadora do Núcleo de Documentários da TV Assembleia, Ângela Gurgel. Segundo ela, a ideia surgiu por meio de uma parceria entre a TV Assembleia e o Conservatório Alberto Nepomuceno. O roteiro é de Tadeu Nobre. A jornalista Ana Célia Oliveira colaborou com a produção, e a apresentação é da repórter Janaina Gouveia.
Cearense, nascido em Fortaleza no dia 6 de julho de 1864, na rua Amélia - hoje rua Senador Pompeu -, Alberto Nepomuceno costumava dizer: “Não tem pátria um povo que não canta em sua língua”. É considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. Além da luta pela nacionalização da música clássica e pelo reconhecimento de compositores populares, como Catulo da Paixão Cearense, Alberto Nepomuceno militou na luta abolicionista e republicana. Ele morreu aos 56 anos de idade, no dia 16 de outubro de 1920, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário