A cracolândia que virou luxo


Prefeitura assina posse do Campo do América
O novo Campo do América, agora, é definitivamente um equipamento do município. A escritura foi assinada na última terça-feira (21) pelo prefeito Roberto Cláudio. De acordo com a assessoria, o espaço, que pertencia ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), custou R$ 2,8 milhões aos cofres municipais.
Para o coordenador do Programa Atleta Cidadão, Salvador Barbosa, essa é uma conquista representativa para todos que são beneficiados com a reforma do local. “O mesmo trabalho que eu fazia há quase nove anos eu continuo fazendo, agora com mais qualidade e com mais gente. Antes, a escolinha de futebol tinha 80 alunos e hoje passa de 175 alunos. Fora isso, também tem a ginástica para idosos que acontece nos períodos da manhã e tarde”, comemorou.
Segundo Barbosa, toda a comunidade está satisfeita com a aquisição da prefeitura e cuida do espaço para que esteja sempre limpo e agradável. “Se alguém passar por aqui às 22 horas, o pessoal está na calçada conversando, sem medo. Muitos jovens estão preferindo estar no campo do que à procura de drogas. A comunidade está toda envolvida no projeto. Espero que o que aconteceu aqui se expanda para outras comunidades, vai ser bom principalmente para as crianças que são o futuro do Brasil”, afirmou.

ASSINATURA
Durante a assinatura, Roberto Cláudio mostrou satisfação com o empenho colocado para a resolução do impasse sobre a definição da posse do local. “Não se trata apenas de um campo de futebol, e sim de uma conquista histórica daquela comunidade. Eu me emocionei ao ouvir os depoimentos das famílias que agora possuem um local para lazer, pois o equipamento tem ajudado a minimizar o problema das drogas e álcool dos jovens daquela área”, disse Roberto Cláudio.
Para o servidor público Euclides Alencar, da Coordenação de Patrimônio Imobiliário do INSS, essa foi a resolução de um impasse de mais de 30 anos. “Roberto Cláudio foi o único prefeito que resolveu este impasse. Foi o único que negociou com o INSS e ouviu a demanda da comunidade. Aquela área sofria bastante com a especulação imobiliária, mas agora está sendo revertida em benefícios sociais”, ressaltou Alencar.

MELHORIAS
A copeira Cilene Xavier, por exemplo, não deixava seu filho, Natanael Félix, 11 anos, frequentar a área por medo da insegurança. “Aqui era abandonado, o campo era só de areia, não tinha iluminação e nem policiamento”. Após a entrega, em junho deste ano, o sonho de Natanael de jogar futebol em um campo de verdade virou realidade. “Agora não tenho medo, venho com ele e acompanho os treinos, e em contrapartida ele melhorou muito na escola, está mais interessado nos estudos e dedico esta mudança ao Campo do América”, avaliou Cilene.
Fábio Paulino de Aquino frequenta o campo há mais de 30 anos e está muito satisfeito com a melhoria do lugar. “Nasci e me criei nesta área. Eu sempre joguei bola no campo, mesmo quando era de areia e mal iluminado, porém, não deixava meu filho fazer o mesmo. Mas agora, com a reforma, eu o incentivo a jogar bola”. Fábio é pai de Fabrício, 10 anos, que frequenta a escolinha de futebol comandada por Salvador. “Parei de ficar nas ruas e agora aprendo um esporte e ainda descobri que quero ser jogador de futebol profissional”, disse com um sorriso no rosto.
Após acompanhar de perto a diversão do filho, Fábio entra em campo para o “racha dos quarentões”. “Todo o grupo se reúne para jogar futebol e a gente acaba esquecendo o estresse do trabalho e incentiva que outros deixem o sedentarismo de lado. Esse campo tem que ficar assim para o resto da vida”, finalizou.

REFORMA
A obra, executada pela Secretaria Regional II, durou cerca de 130 dias e era uma antiga reivindicação dos moradores da área, que utilizam o Campo do América como espaço de lazer há décadas. O local, que antes possuía apenas um campo de areia, recebeu gramado sintético, dois bancos de reservas, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, dois vestiários, iluminação, paisagismo, pavimentação, sala de administração, depósito para materiais esportivos, rampa de acesso para cadeirantes e piso sintético. Um destaque é a pintura externa, que foi grafitada pelos próprios moradores.
CAMILA VASCONCELOS
camila@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário