Vagabundos agem em Goiás e...


MST invade fazenda do senador Eunício Oliveira em Goiás
Uma fazenda do senador e candidato ao governo do Ceará Eunício Oliveira (PMDB) foi invadida na madrugada de ontem por 3.000 famílias do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Com 20 mil hectares (equivalente a 20 mil campos de futebol), a fazenda Santa Mônica fica em Goiás, numa região entre os municípios de Abadiânia, Alexânia e Corumbá (120km de Goiânia). A fazenda é produtiva, diz a assessoria do senador.
Em nota, o MST justificou a invasão com o argumento de que as terras do senador seriam improdutivas e arrendadas para a produção de soja e milho. Segundo a entidade, esta seria a maior ocupação de terras em Goiás dos últimos dez anos. “O MST denuncia a escandalosa relação do senador Eunício com expulsão de dezenas de famílias camponesas da região, com o único intuito de promover a especulação fundiária”, informou a nota. A Agropecuária Santa Mônica, empresa de propriedade do senador que administra a fazenda, afirmou em nota que a invasão “é um ato surpreendente por se tratar de uma área totalmente produtiva” e seguir “as normas da legislação trabalhista, tributária e ambiental”.
“Confiamos na atuação das autoridades, em todas as esferas de responsabilidade, no sentido de, o mais rápido possível, apresentarem soluções pacíficas para o caso”, afirmou Ricardo Augusto, diretor administrativo da Agropecuária Santa Mônica.
CRÍTICA
Em nota oficial, o MST criticou o que chamou de “profundos vínculos” do Estado brasileiro com o agronegócio e a ampla presença de parlamentares ruralistas no Congresso Nacional. “Com essa ocupação, o MST reafirma seu compromisso com a sociedade brasileira de lutar pelo fim do latifúndio, contra o agronegócio e pela produção de alimentos saudáveis para o povo da cidade e do campo”, diz a nota. Procurada pela reportagem, a assessoria do MST afirmou que nem dirigentes da entidade, nem representantes das famílias que invadiram a fazenda falariam sobre o assunto.
Produtiva
A assessoria do senador e candidato Eunício Oliveira confirmou que a fazenda ocupada por trabalhadores sem terra pertence ao parlamentar. Em nota, a equipe do senador garante que a propriedade rural é produtiva e opera há mais de 25 anos em uma região livre de conflitos agrários. Assegura também que a Fazenda Santa Mônica cumpre todas as normas da legislação tributária, trabalhista e ambiental, razão pela qual o grupo classifica a ação do MST como “um ato surpreendente”.

Penso eu - Conheço a Fazenda Santa Mônica. É produtiva, bem estruturada e dá emprego a muitas famílias. Continua sendo inadmissível esses vagabundos chamados de MST continuarem invadindo propriedades, e propriedades produtivas sem que se faça nada. Pena que eu não tenha um palmo de terra pra eles invadirem e verem então...deixa para lá. Tá faltando peia. Chibata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário