Tem Ibope e Datafolha pra todo mundo, menos pro Ceara. Motivos quais?

Datafolha: Cinco lições a tirar da nova pesquisa para presidente

Lições a serem extraídas dos números da mais recente pesquisa de intenção de votos para presidente da República do Instituto Datafolha, divulgados há pouco pelo Jornal Nacional:
1 - Espantosa a resistência da candidata Marina Silva (PSB). Ela sobrevive sem grandes escoriações à pancadaria que lhe movem Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). De resto, Marina tem sido alvo de críticas da imprensa.
2 - Se bem aplicada, pancadaria produz efeitos. Embora tenha oscilado apenas dentro da margem de erro em relação à pesquisa Datafolha anterior, Marina já teve 10 pontos percentuais na frente de Dilma na simulação de segundo turno. Sua vantagem caiu para quatro pontos percentuais.
3 - A rejeição de Marina passou de 11% em meados de agosto último para 18%. A de Dilma, de 34% para 33%.
4 - Salvo se o acaso fizer uma surpresa, só restará a Aécio apoiar Marina no segundo turno. A intenção de votos dele caiu de 20% em meados de agosto para 15%. A rejeição aumentou de 18% para 23%.
5 - A Dilma não resta outro caminho que não seja o de continuar espancando Marina no horário de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Precisa ultrapassá-la nas intenções de voto do primeiro turno, se possível, abrindo uma vantagem confortável. No momento as duas estão em empate técnico. E Dilma precisa aumentar a taxa de rejeição de Marina. Cabe a Marina se segurar onde está para, aí, sim, no segundo turno, com tempo de propaganda igual ao de Dilma, enfrentá-la em melhores condições.

Dilma Rousseff e Marina Silva

Datafolha: Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Jornal Nacional, traz a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) com 36% das intenções de voto. Marina Silva (PSB) aparece em segundo, com 33%, e Aécio Neves (PSDB) tem 15%. Dilma e Marina estão tecnicamente empatadas.
Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% cada. Números de branco e nulo somam 15%, outros 7% não sabiam responder.
Na pesquisa anterior realizada por tal instituto, Dilma tinha 35% das intenções de voto, Marina, 34%, e Aécio, 14%. É a primeira vez que Marina tem oscilação negativa nas intenções de voto desde que entrou oficialmente na disputa, após a morte de Eduardo Campos. É o que diz o Datafolha.
Em uma simulação de segundo turno, Marina tem ligeira vantagem sobre Dilma, 47% a 43% das intenções de votos – cenário considerado de empate. Quando o candidato é Aécio, Dilma tem 49% contra 38% do senador. E Marina venceria Aécio por 54% contra 30%.
O Datafolha pesquisou ainda sobre a avaliação do governo Dilma. Em relação à sondagem da semana passada, não houve alteração: 36% dos entrevistados consideram o governo Dilma bom ou ótimo, 38% apontaram como regular e 24% disseram que é ruim ou péssimo.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 10.064 eleitores entre os dias 8 e 9 de setembro, em 373 municípios.


Datafolha PE: Paulo Câmara tem 39%, e Armando Monteiro, 33%

G1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de Pernambuco:
Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 33%
Zé Gomes (PSOL): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 0%
Jair Pedro (PSTU): 0%
Brancos e nulos: 9%
Não souberam responder: 16%
Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, os dois candidatos estão empatados no limite da margem de erro com maior possibilidade de Paulo Câmara estar à frente de Armando Monteiro. O candidato do PSB pode ter entre 36% e 42% e o do PTB pode ter entre 30% e 36%.

Datafolha: Alckmin tem 49%, Skaf, 22%, e Padilha, 9%

G1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo de São Paulo:
Geraldo Alckmin (PSDB) – 49%
Paulo Skaf (PMDB) – 22%
Alexandre Padilha (PT) – 9%
Gilberto Natalini (PV) – 1%
Laércio Benko (PHS) – 1%
Raimundo Sena (PCO) – 0%
Wagner Farias (PCB) – 0%
Gilberto Maringoni (PSOL) – 0%
Walter Ciglioni (PRTB) – 0%
Brancos e nulos: 8%
Não sabe: 9%
Com o percentual, Alckmin venceria a disputa pela reeleição no primeiro turno. No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 2 e 3 de setembro, Alckmin tinha 53%, seguido por Skaf (22%) e Padilha (7%).



Wellington Dias tem 49%, Zé Filho, 22%, e Mão Santa, 7%, aponta Ibope

G1
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Piauí:
Wellington Dias (PT) - 49%
Zé Filho (PMDB) - 22%
Mão Santa (PSC) - 7%
Maklandel (PSOL) - 1%
Lourdes Melo (PCO) - 1%
Outros candidatos com menos de 1%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 14%
Com o percentual, Wellington venceria a disputa no primeiro turno. No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 10 de agosto e 12 de agosto, Wellington tinha 46%, seguido por Zé Filho (23%) e Mão Santa (9%).


Ibope GO: Marconi Perillo tem 38%, e Iris Rezende, 28%

G1
Nova rodada da pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10) aponta o candidato à reeleição Marconi Perillo (PSDB) com 38% das intenções de voto para a disputa ao governo de Goiás. O ex-governador Iris Rezende (PMDB) aparece com 28%.
No levantamento anterior, realizado pelo instituto e divulgado no dia 14 de agosto, Marconi tinha 41% e Iris, 28%. Encomendada pela TV Anhanguera, a pesquisa é a terceira do Ibope após o registro das candidaturas.

Ibope BA: Paulo Souto tem 46%, Rui Costa, 24%, e Lídice, 6%

G1
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo da Bahia:
Paulo Souto (DEM): 46%
Rui Costa (PT): 24%
Lídice da Mata (PSB): 6%
Da Luz (PRTB): 1%
Renata Mallet (PSTU): 0%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Brancos e nulos: 11%
Indecisos: 11%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 23 de agosto e 25 de agosto, Paulo Souto tinha 44%, seguido por Rui Costa (15%) e Lídice da Mata (9%). A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia.



Ibope RS: Ana Amelia tem 38%, Tarso, 30%, e Sartori, 11% G1
Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Rio Grande do Sul:
Ana Amélia Lemos (PP) – 38% das intenções de voto
Tarso Genro (PT) – 30%
José Ivo Sartori (PMDB) – 11%
Vieira da Cunha (PDT) – 2%
João Carlos Rodrigues (PMN) – 0%
Roberto Robaina (PSOL) – 0%
Humberto Carvalho (PCB) – 0%
Estivalete (PRTB) – 0%
Branco/nulo – 8%
Não sabe/não respondeu – 10%
No levantamento anterior, em agosto, Ana Amélia tinha 36% e Tarso, 35%. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS.

Datafolha PR: Beto Richa tem 44%, Requião 28%, e Gleisi, 10%

G1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (10) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para o governo do Paraná:
Beto Richa (PSDB): 44%
Requião (PMDB): 28%
Gleisi Hoffmann (PT): 10%
Ogier Buchi (PRP): 1%
Bernardo Pilotto (PSOL): 0%
Geonisio Marinho (PRTB): 0%
Rodrigo Tomazini (PSTU): 0%
Tulio Bandeira (PTC): 0%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 10%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 12 e 14 de agosto, Richa tinha 39%, seguido por Requião (33%), Gleisi (11%) e Buchi (1%). A pesquisa foi encomendada pela RPC TV e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário