Quem quiser ter uma árvore na calçada vai ter!

Tem espaço para uma árvore na calçada da sua rua? Você quer uma muda? Então, comece o plantio, mas antes, faça o seu cadastro. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), acaba de lançar o projeto “Árvore na minha calçada” que doa e planta mudas para o cidadão interessado em ampliar a área verde no entorno de sua residência. O cadastramento inicial aconteceu ontem, 28, durante mais um domingo da Ciclofaixa de Lazer, no Passeio Público.
A moradora da região central de Fortaleza, Margarida Batista Lima, não perdeu tempo, correu, fez o cadastramento e ainda levou para casa duas mudas “Eu adorei! O projeto foi uma ideia maravilhosa da Prefeitura; tenho quintal e um sítio, as plantas sempre serão bem-vindas”, disse empolgada a munícipe, que informou não ter ideia de quanto pagaria por uma muda daquelas, caso tivesse que comprar. Dona Margarida levou um exemplar de acerola – espécie de médio porte – e uma de azeitona que é de grande porte.
ORIGEM DO PROJETO
Segundo a gerente da Célula da Educação Ambiental da Seuma, Edilene Oliveira, a ideia surgiu a partir do grande interesse por mudas demonstrado pelas pessoas durante a inauguração da Ciclofaixa de Lazer, dia 21, véspera do Dia Mundial Sem Carro. “A maioria dos ciclistas afirmava que também queria uma muda, mas não tinha como levar na bicicleta, daí, um número significativo de cidadãos passou a perguntar sobre a possiblidade de a Prefeitura plantar uma muda na calçada de suas casas. Assim, inspirados, criamos o projeto”, conta Edilene. Neste dia, 300 mudas foram trocadas por materiais recicláveis.
MUDAS
De onde vêm as mudas? “De ações compensatórias e do Horto Florestal Falconete Fialho, localizado no Parque Ecológico do Passaré”, responde a representante da Seuma. Ao fazer uma supressão vegetal, pela primeira vez, em determinada área, por conta de um empreendimento, o empreendedor, por força da lei, pode compensar o impacto através do fornecimento ou plantio, em quantidade maior, de mudas de árvores. “A Prefeitura está muito atenta a estas compensatórias, estamos fiscalizando essas ações” , destaca a gerente. O horto é responsável pelo fornecimento das plantas para compor o paisagismo das ruas e avenidas de Fortaleza.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A educação ambiental está na base do projeto. A arborização é de fundamental importância para o ar puro, o sombreamento  e a qualidade de vida das pessoas e equilíbrio da biodiversidade nos centros urbanos, reconhece Edilene. “Para isso, trabalhamos no sentido de garantir que todas as mudas tenham uma destinação adequada. Não temos interesse de entregar por entregar, por isso, em parceria com a população, vamos deixar Fortaleza mais verde, através de um processo participativo e de conscientização, também”, explica
De acordo com a representante da Seuma, cerca de 100 pessoas fizeram o cadastro, interessadas em plantar árvores em seus logradouros. Ao preencher a ficha cadastral, o interessado deverá se comprometer em adotar os cuidados com a nova árvore. A ação faz parte do Plano de Arborização de Fortaleza, instrumento para sistematizar, ordenar e incentivar o plantio de novas árvores, amenizando o calor e melhorando o conforto térmico na cidade.
SERVIÇO
• O cadastramento de interessados em plantar mudas em calçadas acontecerá sempre aos domingos, nos dias e horários da Ciclofaixa de Lazer. Excepcionalmente, a ação não acontecerá no próximo, dia 5 de outubro, em virtude das eleições gerais.
Dia: Domingo
Horário: Das 9h às 11h
Local: Ciclofaixa de Lazer no Passeio Público (Rua Dr. João Moreira, s/n, ao lado da 10ª Região Militar).
- O Manual de Arborização da Prefeitura Municipal de Fortaleza: Procedimentos Técnicos para Plantio, Transplantio, Poda e Corte pode ser encontrado no endereço eletrônico: http://www.fortaleza.ce.gov.br/sites/default/files/manualarborizacaonovo_0.pdf
TARCILIA REGO
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário