Pra pegar no pé dos traficantes


Inaugurada Divisão de Combate ao Tráfico
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) inaugurou, na manhã de ontem, a Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas localizado no Bairro de Fátima, em Fortaleza. O novo equipamento irá reforçar as ações de combate ao tráfico de entorpecente no Estado do Ceará, que antes eram investigados pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil.
O diretor da Divisão, Pedro Viana, destacou que o equipamento terá estrutura semelhante à da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contará com quatro delegacias e uma unidade de inteligência para combater o tráfico de entorpecentes no Estado. “Partimos hoje para um prédio que oferece condições de trabalho para os nossos policiais. Vamos oferecer um trabalho digno à sociedade no tocante ao combate ao tráfico de drogas. A principio estamos, hoje, com quadro ainda diminuto de profissionais. Contudo, com o próximo concurso, que já foi autorizado, vamos aumentar nosso efetivo. Além da estrutura anterior, vamos ter uma unidade de inteligência nesse prédio”, afirmou Viana.
FOCO NO TRÁFICO
Segundo o governador Cid Gomes, as ações da Divisão estarão voltadas para o combate ao tráfico, porém, visando, principalmente, as cabeças do tráfico. “O foco é pegar o grande traficante, pois ele é o mal maior”, apontou.  O governador ponderou que o tráfico de drogas é um fenômeno relativamente novo, porém, responsável, atualmente, por 80% da violência do Estado. “O tráfico é a mãe hoje de todos os vícios. Grande parte da violência tem na sua origem a relação com a droga. Os produtos estão mais potentes, causando mais dependência nos usuários. Além disso, tem a disputa comercial, com traficantes brigando por poder e espaço. É fundamental a ação que vá à origem do problema, com preparo da polícia científica, inteligência e uma atuação sistêmica envolvendo o Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil”, analisou Cid.
INVESTIMENTOS
Sobre as críticas à segurança do Estado, o governador pontuou que a violência é um fenômeno que vem se acentuando nos últimos 20 anos. De acordo com ele, nenhum governo conseguiu reduzir o percentual no Ceará. Com relação aos altos custos da segurança, Cid ressaltou que não é possível imaginar como estaria o quadro sem os investimentos na construção de presídios e delegacias, além da ampliação do efetivo. “A gente nunca vai saber como estaria a segurança do Ceará sem esses investimentos. Hoje, de cada 10 policiais na rua, sete foram contratados neste governo. Se tem problemas agora, imagine se tivesse sete mil policiais a menos? Temos oito presídios, sete foram feitos nesse governo”, enumerou Cid.
EFETIVO
Para o governador, a gestão tem feito grande esforço para ampliar o número de pessoas na área de segurança. “Se fizer uma pesquisa, a cada 10 policiais militares, sete foram contratados ao longo desses sete anos de governo. Hoje, o efetivo da Polícia Civil conta com 2800 profissionais, dos quais 1500 foram contratados nesse governo. Estamos mais do que dobrando a presença da Polícia Civil no Estado. Antes existiam 43 delegacias nos municípios, mas implantamos 50”, assegurou Cid Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário