O Pacto do Pecém


Agenda Estratégica do CIPP é lançada durante Encontro do Pacto pelo Pecém  

Encontro do Pacto pelo Pecém Foto: Dário Gabriel


A Agenda Estratégica para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foi lançada oficialmente na tarde desta quarta-feira (03/09), durante o II Encontro Estadual do Pacto pelo Pecém, realizado no Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia. O deputado Lula Morais (PCdoB), que preside o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, conduziu a solenidade.
Encontro do Pacto pelo Pecém Lula Morais disse que a Agenda finaliza o trabalho do Pacto pelo Pecém no aspecto propositivo. No documento foram apontados os compromissos para superar a implantação do Complexo Portuário de forma sustentável. “Foi um processo de planejamento que se concretiza neste debate”, afirmou.
O presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), foi representado pelo seu chefe de gabinete, Roberto Mendonça, que destacou a importância da Agenda Estratégica para o Ceará. “Não só Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza serão beneficiados com o CIPP, mas todo o Estado. Todos os municípios cearenses poderão ser fornecedores do Complexo do Pecém”, salientou.
Os desafios da Agenda Estratégica para promover o desenvolvimento sustentável do CIPP foram apresentados pela consultora do Pacto pelo Pecém, Rosana Gafjulli. Eles envolvem o Parque Botânico; a Estação Ecológica do Pecém; a adequação das políticas sociais à dinâmica populacional e a implantação e complementação da infraestrutura básica da área do Complexo e de seu entorno; políticas de atração e de fortalecimento de cadeias produtivas no Estado que complementem o CIPP; o ajuste da oferta e demanda de mão de obra, bens e serviços; a integração dos planejamentos de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e do Complexo; e o aperfeiçoamento do sistema de gestão compartilhada.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Cláudio Pinho, frisou que o município está se preparando para a chegada do CIPP com investimentos na infraestrutura, como abertura de novas ruas, saneamento, além da construção de novos postos de saúde e escolas. “O grande desafio é fazer com que o desenvolvimento não fique restrito ao Pecém. Para receber o empreendimento estamos construindo um distrito industrial e de serviços em Croatá, Siupe e na sede de São Gonçalo, dentro da filosofia de que a pessoa possa trabalhar e morar perto da empresa”, destacou.
Também participaram da solenidade, Francisco Viana, secretário executivo do Conselho de Altos Estudos; Roberto Feijó, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Ceará (Codece), representando o presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico, Gotardo Gurgel; Cristiane Perez, gerente de Sustentabilidade da Siderúrgica do Pecém; Sandra Macedo, representante da Petrobras; e Antonio Vieira, presidente da Agência de Desenvolvimento de Caucaia, representando o prefeito de Caucaia, Washington Gois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário