Não seria melhor na Praça Portugal e adjacências?


Conjunto contará com quase 6 mil unidades
“É um novo bairro que surge”, anunciou, ontem, o prefeito Roberto Claudio, na solenidade de lançamento do conjunto Residencial Cidade Jardim II. O empreendimento contará com 5.968 unidades habitacionais, que serão dotadas, cada, de 43m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A previsão de entrega é de 24 meses.   O investimento de R$ 430 milhões será dividido entre a Prefeitura e Governo do Estado.
Prefeito calculou que cerca de 30 mil pessoas viverão na comunidade após a entrega das unidades. “São quase seis mil moradias, ou seja, serão quase seis mil famílias se mudando para essa área. Se calcularmos que cada família tem uma média de cinco pessoas, vamos ter cerca de 30 mil pessoas vivendo nessa parte da cidade. Portanto, é importante que além da casa construída, com qualidade, tenha-se também equipamentos públicos que deem autonomia ao bairro”, explicou.
O residencial será construído na área da Regional V, no Conjunto Prefeito José Walter, e terá financiamento assegurado pelo Banco do Brasil, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida/Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), além dos aportes do Governo do Estado e da Prefeitura de Fortaleza. “São quase seis mil apartamentos, dos quais, aproximadamente, 1000 serão construídos com a contrapartida da Prefeitura, o restante será por conta do Governo do Estado”, afirmou o prefeito. De acordo com ele, a contrapartida da Prefeitura será revertida em intervenções na infraestrutura, dotando a região de equipamentos públicos.
PERFIL
Presidente da Habitafor, Eliana Gomes, informou que a lista de beneficiários dos empreendimentos está contemplada em cadastros específicos já consolidados, elaborados a partir da necessidade de atendimento aos projetos especiais. Depois de contempladas, as famílias terão acompanhamento do trabalho social da Habitafor. Dentre os critérios, as famílias devem atender ao perfil de 0 a 3 salários mínimos.
Após a entrega, a Prefeitura reforçará campanhas para que os moradores não se desfaçam dos apartamentos.  Segundo Eliana, o empreendimento contará com equipamentos públicos para servir a comunidade. A acessibilidade, de acordo com ela, também foi planejada para atender à realidade de pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.
“Estamos priorizando a qualidade das construções. Além disso, a Prefeitura vai dotar a área com toda a infraestrutura necessária, com o objetivo de evitar a comercialização dos imóveis. Pensamos, ainda, nos idosos, que serão priorizados com os apartamentos do térreo. As unidades estarão adaptadas para deficientes. Temos que pensar a cidade, aqui vão morar pessoas que merecem esse olhar”, ponderou Eliana.
PLANEJAMENTO
A Prefeitura e o Governo do Estado, sinalizou Roberto Claudio, construirão na região seis centros de educação infantil, quatro escolas de ensino fundamental, uma escola de ensino médio, um posto de saúde, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e será feita readequação de linhas de ônibus.
Conforme a análise do prefeito, é preciso pensar o empreendimento para além da construção de apartamentos, focando com igual atenção na prestação de serviços públicos.  O planejamento urbano, avaliou Roberto Cláudio, deve dar condições à comunidade de receber mais do que apenas o teto. Ele lembrou que já construiu uma creche na vizinhança, a primeira das 112 que já estão em construção na cidade.
“Para além das creches, há a preocupação de adaptar linhas de ônibus, implantar atividades comerciais aqui no entorno, pois é importante que as pessoas tenham vida. O apartamento é importante, mas também é preciso dar condições de serviços públicos, lazer, emprego e renda no entorno da comunidade”, argumentou.
TRANSPARÊNCIA
Atualmente, cerca de 115 mil pessoas estão cadastradas na Prefeitura para receber uma das unidades do Minha Casa, Minha Vida. Na solenidade, o prefeito e a presidente da Habitafor adiantaram que todas as famílias cadastradas passarão por uma auditoria, para comprovar a veracidade dos dados registrados. Roberto Cláudio assegurou que haverá transparência na entrega das unidades. “Até outubro de 2016, vamos entregar aproximadamente 30 mil unidades habitacionais. Vamos dizer que, das 115 mil pessoas cadastradas, 100 mil estejam realmente dentro do perfil declarado de 0 a 3 salários mínimos. Então vamos ter aí um déficit de 70 mil pessoas. Para garantir que ninguém vai furar a fila, vamos fazer um sorteio que será realizado no Presidente Vargas. Dessa forma, todos terão a chance de receber sua unidade. Vai acabar esse negócio de que é compadre ou comadre de alguém e receber a casa antes de outras famílias”, avisou.
Atendendo a reclamações de pessoas que perderam o prazo de inscrição, a Prefeitura vai abrir, em novembro, espaço para novos cadastros.
SAIBA MAIS
• O Cidade Jardim II, a exemplo do Residencial Alameda das Palmeiras, lançado em agosto, será construído com nova tecnologia, com fabricação em formas de paredes de concreto modulares, que proporcionam mais agilidade e qualidade para o empreendimento. Conforme o prefeito, serão construídas de 20 a 30 casas por dia.
Além disso, será mantida vegetação local em harmonia com o empreendimento, no sentido de garantir não só infraestrutura, como condições de habitabilidade e sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário