Eusébio vai bem, mas ainda fica bem depois de Sobral, no Nordeste


Escolas destacam-se no ensino público
Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Eusébio alcançaram, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, médias a partir de 6,0 no 5º ano, índice considerado idêntico ao de países do primeiro mundo e previsto pelo Ministério da Educação (MEC) para ser alcançado pelo Brasil somente em 2022. O destaque é para a Escola Erotildes Melo Lima, que obteve nessa categoria o melhor resultado – 6,4. A Escola Adelino Bezerra ficou em segundo lugar, com 6,1 e as escolas Eduardo Alves Ramos e Mário Sales atingiram a média de 6,0.
1o da RMF
Além desses resultados auspiciosos, o município de Eusébio ficou em primeiro lugar no Ideb na Região Metropolitana de Fortaleza, com média de 5,7 para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental e em terceiro lugar nas séries finais com média de 4,9. A nota eusebiense também ultrapassou a média nacional que ficou em 5,2 e a do Estado do Ceará, que foi de 5,5.
A evolução da educação em Eusébio pode ser conferida pelos índices dos anos anteriores. No ano de 2005, a média para as séries iniciais e finais era de 3,8. Em 2007, essas notas passaram para 3,9 e 3,8, respectivamente. Em 2009 foi para 4,8 nas séries iniciais e 4,3 para as finais e, em 2011, as médias alcançaram 5,4 e 4,6.
Segundo a secretária de Educação de Eusébio, Ivonilde dos Santos, o Eusébio hoje tem consolidado o tempo integral em 100% das escolas da rede municipal, o que possibilita um reforço no aprendizado dos alunos. Destaca ainda que os professores agora permanecem mais tempo na escola, já que as capacitações são realizadas no próprio âmbito escolar, através dos coordenadores pedagógicos. “Dessa forma, os professores dedicam mais tempo para o aluno, dando um atendimento mais próximo a cada um”, destaca.
A secretária observa que outro projeto que tem possibilitado ganhos no ensino-aprendizagem dos alunos é o “Ondas da Leitura”, que incentiva a leitura, a escrita e a interpretação dos discentes. “Os nossos alunos do Fundamental 1 também conhecem bem as quatro operações de matemática e chegam às séries finais já com essas habilidades”, comenta.
Afora esse aporte na aprendizagem, a secretária assevera que os coordenadores pedagógicos agora estão mais presentes nas unidades escolares, dando suporte e assessorando os professores. Observa, ainda, que nas sextas-feiras, ela fica à disposição dos técnicos para receber relatórios com os avanços e as dificuldades encontradas e na oportunidade já são buscadas formas de superação das dificuldades. “Estamos, desta forma, trabalhando de forma integrada com as escolas, acompanhando de perto as ações desenvolvidas e dando o suporte necessário para que o nível do ensino-aprendizagem melhore cada vez mais”, observa a secretária.
O resultado é comemorado pelo prefeito Arimatéia Júnior que destaca o empenho de todos que fazem a educação no município. Ela observa que adotou a educação como uma das principais prioridades de sua gestão, por considerar ser um meio de inclusão, desenvolvimento e ascensão social e, reconhecidamente, a maior riqueza de um país. “Nosso tempo integral, hoje modelo em todo o Estado, não só com esportes e artes. Nele, os alunos têm reforço tanto no ensino do português como no da matemática, e isso tem possibilitado ganhos enormes para a aprendizagem”, frisou.
Entenda o Ideb
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

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