Entrocamento fechado a partir de amanhã


Até o final deste mês, a continuidade das obras de construção dos dois viadutos no entrocamento das avenidas Engenheiro Santana Jr. e Antônio Sales, no Cocó, em Fortaleza, ocasionará mais dois bloqueios no tráfego de veículos. O primeiro deles, que terá início amanhã e seguirá até domingo (21), impedirá completamente o fluxo de carros e ônibus no encontro das duas avenidas. No segundo que, começará segunda (22) e se estenderá até o dia 30, o trânsito volta a ser permitido no cruzamento, mas a área ainda terá desvios. A expectativa da Prefeitura é que a concretagem dos viadutos seja concluída em 15 dias e os equipamentos sejam liberados para uso em outubro.  
Os desvios foram programados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC).  Conforme o titular da Seinf, Samuel Dias, as interdições, no primeiro momento, são necessárias devido à retirada das escoras do viaduto nível 2 que ligará a Av. Avenida Antônio Sales ao Papicu.
“Vamos desmontar o sistema de escora feita no viaduto onde, atualmente, os carros passam por baixo. Temos que fazer a remoção nessa área onde a obra já foi concluída e para tirarmos as escoras é necessário parar o fluxo, para garantirmos segurança”. Samuel disse ainda que o procedimento é complexo por ser feito em um escoramento de 12 metros de altura. “Existem vigas soldadas que necessitam de cortes das escoras que foram soldadas, além do fluxo de caminhões pesados e guindastes que haverá no local”, completou.
Durante os quatro dias do primeiro bloqueio, com o entrocamento das duas avenidas totalmente interditado, quem segue pela Antônio Sales rumo à Engenheiro Santana Jr. deve desviar pela Av. Virgílio Távora. Já quem faz o percurso contrário entrará na Rua Francisco Gonçalves, seguindo por desvios distintos, conforme o destino final (ver tabela com desvios).

SEGUNDO BLOQUEIO
No segundo momento, que começa dia 22 e segue até o final deste mês, o trânsito será restituído no entroncamento das duas avenidas para quem segue da Engenheiro Santana rumo à Antônio Sales, sendo eliminado, inicialmente, o caminho alternativo pela Rua Francisco Gonçalves. No sentido contrário, o desvio pela Virgílio Távora permanece.
Nesta etapa, conforme Samuel Dias, a interdição se dará devido à necessidade de terraplenagem e pavimentação da área em obras. “O nível zero da obra não vai ficar da mesma altura que era anteriormente. Isto porque aquela área sofre com alagamentos. Em alguns locais vamos aumentar em até 80cm”, explicou o secretário.

LIBERAÇÃO
Já a partir do dia 10 de outubro, motoristas poderão trafegar livremente pela Engenheiro Santana  Jr. rumo à Antônio Sales, bem como fazerem o caminho inverso. Porém, no segundo caso, após entrarem na Engenheiro Santana Jr., a conversão à esquerda na Rua Francisco Gonçalves será liberada. Conforme o representante da AMC, o agente de trânsito Fernando Costa, durante os desvios, três equipes com dois agentes cada irá atuar em pontos distintos da área para orientar os condutores. O trabalho dos servidores será auxiliado pelos orientadores de trânsito do projeto Via Livre, idealizado pela Prefeitura.

OBRA E PRAZOS
A construção dos viadutos foi retomada em outubro de 2013 e, atualmente, conforme a Seinf, tem 85% de conclusão. Até o final deste mês, os viadutos, que ligam a Engenheiro Santana Jr. ao Papicu (nível 1) e a Antônio Sales aoPapicu (nível 2) devem ser completamente concretados. O uso dos dois equipamentos só será liberado em outubro, conforme o titular da Seinf, devido à necessidade de “desmonte de algumas estruturas, como as escoras e ajuste de detalhes.”
A obra dos dois viadutos, de acordo com a pasta, integram a implantação do corredor exclusivo Antônio Bezerra/Papicu, que ao todo se estenderá por 17,4km. O custo estimado dos dois viadutos é de R$ 18 milhões.

DESVIOS
1a fase do bloqueio
18/09 a 21/09
Sentido Aldeota/ Iguatemi:
Av. Antônio Sales, Av. Virgílio Távora, Rua dos Manguezais, Rua Israel Bezerra e Av. Engenheiro Santana Jr.
Sentido Iguatemi/Papicu:
Rua Francisco Gonçalves, Rua São Gabriel, Av. Antônio Sales;

Sentido Iguatemi/Assembleia:
Rua Francisco Gonçalves, Via Expressa, Rua Vicente Leite e Av. Pontes Vieira.
2a fase do bloqueio
22/09 a 30/09
Sentido Aldeota/ Iguatemi:
Av. Antônio Sales, Av. Virgílio Távora, Rua dos Manguezais, Rua Israel Bezerra e Av. Engenheiro Santana Jr.
Sentido Iguatemi/Papicu:
Av. Antônio Sales (pista norte), Antônio Sales (pista sul) – contrafluxo, Rua São Gabriel, Rua Francisco Gonçalves e Via Expressa;
Sentido Iguatemi/Assembleia:
Av. Antônio Sales (pista norte), Antônio Sales (pista sul) – contra fluxo, Rua São Gabriel, Rua Francisco Gonçalves e Via Expressa; Rua Vicente Leite e Av. Pontes Vieira.
A partir do dia 10/10
Sentido Aldeota/ Iguatemi:
Tráfego liberado
Sentido Iguatemi/Papicu:
Tráfego liberado
Sentido Iguatemi/Assembleia:
Av. Engenheiro Santana Jr. (sul-norte), retorno – Av. Engenheiro Santana Jr. (norte-sul), Rua Israel Bezerra, Rua Dr. Edmilson Barros de Oliveira e Av. Pontes Vieira.
THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário