Dilma nem é carne nem é peixe? Isso não existe em política.


Dilma vem ao Ceará e mantém neutralidade
A presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, irá manter-se neutra quanto ao cenário local. A decisão fica ainda mais explícita com a sua presença hoje, durante visita ao Residencial Cidade Jardim, construído pelo Minha Casa Minha, Vida no bairro José Walter. Segundo informou sua assessoria de imprensa, a petista não fará qualquer menção aos candidatos ao governo do Ceará, já que possui dois palanques no Estado.
Nos bastidores, a informação é de que Dilma também visitará a obra do Eixão das Águas, no município de Pacajus, onde fará imagens para o programa eleitoral. Entretanto, a assessoria de imprensa não confirma a agenda.
Dilma deve desembarcar no início da tarde na Base Aérea de Fortaleza e recebida por aliados, inclusive Cid Gomes. De lá, segue para o local do evento, e depois concede entrevista coletiva. Até o momento, nem Camilo e nem Eunício acompanharão a visita presidencial.
PT e PMDB estão juntos na campanha nacional pela reeleição de Dilma, mas rachados no Ceará devido às candidaturas adversárias de Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) à sucessão do governador Cid Gomes (Pros). O jornal O Estado apurou que, diante do cenário local, ainda não há nada acertado sobre a influência de Dilma no pleito estadual, e que “é difícil” qualquer manifestação de apoio nesta reta final de campanha.
Todavia, essa possível neutralidade atende aos interesses de Eunício Oliveira, que depois de não receber o apoio do PT local, realizou interlocução solicitando uma postura diferenciada da cúpula nacional. Do outro, isso tem desagradado outros aliados, como o deputado José Nobre Guimarães (PT), que, esta semana, cobrou uma postura da cúpula petista, assim como de Dilma e do ex-presidente Lula, na campanha de Camilo Santana. A tradução da visita pode ser entendida da seguinte forma: como forma de afagar alguns aliados, tendo em vista que, esta semana, Cid Gomes afirmou não acreditar que a petista aterrissasse em solo cearense durante a disputa eleitoral.
OUTROS ALIADOS
Interlocutores do Planalto pontuam que, embora a comitiva não tenha os candidatos ao governo do Ceará, acompanharam a agenda de Dilma Rousseff no Ceará, o candidato ao Senado, Mauro Filho (Pros), assim como postulantes ao Legislativo.
SAIBA MAIS
• A última visita de Dilma ao Estado ocorreu em julho passado, quando participou da reunião da VI Cúpula dos Brics. Na ocasião, Dilma fez questão de afagar todos os aliados. Ao lado de autoridades locais e internacionais, ela almoçou com Eunício Oliveira e Cid Gomes, hoje adversário do peemedebista e cabo eleitoral de Camilo. Antes, Dilma visitou as obras da Transposição do Rio São Francisco, no município de Jati. À época, não existia um racha na base aliada, mas, mesmo assim, somente Cid e Ciro Gomes acompanharam a visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário