Coluna do blog



Mãe Vovó Petronilha e a Madre Tereza de Calcutá
Impossível, neste momento, não lembrar de Mãe Vovó Petronilha, A Racista. Mãe Vovó, nascida  no mundo escravo, acho que em 1888, admitia negros,sim, desde que a seu, dela, serviço. Era assim. Nunca tratava mal, mas também não queria conversa. Eu mesmo presenciei, tantos anos a seu lado, como os tinha sob cabresto curto quando estavam na liça debaixo do manto dela.  Mãe Vovó Petronilha era miudinha, adorava pó – acho pra se pensar branca – comia de tudo, menos feijão de corda e bode. Ela achava que feijão de corda era “comida de caboclo” e bode nem pensar em levar lá pra casa. Tanto é verdade o costume que fiquei com ódio da Mãe Vovó quando descobri  quão saboroso é feijão de corda e como é bom um sarapatel apimentado. Era alucinada por um bico de pão e todo santo dia tinha que ter lá em casa, sopa no  jantar, depois cuscuz, pirão de leite e carne de sol que Pai Vovô Pompeu comprava de manhã e depois de leve camada de sal botava numa corda pra secar. A carne era assada na brasa. Engraçado é que a capatazia lá de casa comia a mesma comida, bebia da mesma água. Disso Mãe Vovó não abria mão. Preto, branco ou pardo,comia do mesmo dicomê dela. Claro que não à mesa com a gente, mas de tudo que havia, fosse a panelada do Tio Chico que de tão limpa perdia o gosto ou o peru temperado pelo Tiburcinho, que por anos serviu lá em casa.  Pois então; aí cê pergunta do outro lado: onde  é que esse doido quer chegar. No racismo! No racismo imundo que aquela moça Patrícia, de Porto Alegre exalou com ódio a um “preto fedido”, “porco”, “imundo”, em nome de uma sociedade inconsequente que diferencia pretos, brancos, judeus, crentes, cristãos, agnósticos, em castas boas e ruins, a seu critério, claro. Juro que fiquei de queixo caído e assustado, porque estava vendo o jogo ao vivo na televisão. E de tanto ver o replay daquilo que indignou o Brasil, que finalmente se descobriu racista e discriminador, olhei pra trás e cá estou afirmando que Mãe Vovó Petronilha, A Racista, era uma Madre Tereza de Calcutá se comparada que aquela moça doentia de raiva e “enfezada” de ódio.

A frase: “- Sou neto de Mãe Vovó Petronilha, A Racista. – E eu sou neta da Princesa Izabel, A Redentora”.  Diálogo meu com a Princesa Maria Tereza de Orleans de Bragança, em Lisboa,Portugal, numa reunião social.


Vai aos pratos? (Nota da foto)
O chef José Avillez está feliz da vida. Está abrindo no Porto uma filial de seu restaurante Cantinho do Avillez, em Lisboa. É a primeira vez que o chef português -- dono do Belcanto -- está saindo do Chiado, o bairro boêmio lisboeta. Fui aos copos e pratos ali com nosso Dário de Castro Alves.

Era indireta?
Mauro Filho afirma que o governador Cid Gomes pensou o Ceará para os próximos 30 anos. Diz que Ceará é exportador de energia, não mais importador. Quereria falar da Coelce? Ele falava disso com o sr.Tasso Jereissati.

Pergunta e resposta
Perguntei na coluna eletrônica pelo Ibope. Cadê o Ibope, disse eu. Vieram diversas respostas, menos do Ibope. Confiei no que respondeu Ciro Gomes. Tem registro pra 3ª, feira, ontem.

Coisa boa
Entre as FMs de Fortaleza e aquela que pego na internet, conheço nenhuma programação melhor que a 96.7 FM Assembleia do Ceará. Pra gente de bom gosto.

Nos limites do bom senso
A candidata ao senado, Raquel Dias afirma que a profissionalização do Ensino Médio, que virou prioridade no governo Cid Gomes, impede que jovens ingressem na universidade, mas atende aos interesses da indústria. Contra por ser contra.

Irracional
Enquanto não houver quem ponha as prática da Lei da Chibata, este país vai ficar pior do que pensava o Titirica. A invasão da Fazenda do sr.Eunício Oliveira em Goiás, é um crime a ser punido no tronco, com muita chibatada.

Eu conheço
Produtiva, a fazenda é um esmero de trabalho, organização, persistência. É formada faz mais de vinte anos e é fruto do esforço de funcionários e do patrão que juntos discutem com frequência o que pode ser feito pela vizinhança.

Despedidas
Hoje começam as despedidas do general Araújo Lima, da Décima Região Militar. O general vai pra Brasília. O último, Gomes de Matos, foi pra reserva.

Muito macho
Quem viu diz que é ser muito macho o candidato Ailton dizer pra quem quiser ouvir que é gay e tal. Mais macho ainda rivalizar com a Globo, botando dois machos beijando um na boca do outro e duas mulheres beijando uma na boca da outra. Ê ê!!!

É um pão
Fortaleza sediará a 5ª Feira da Indústria da Panificação, Confeitaria e Gastronomia, que acontece entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará. A CEARAPÃO apresentará novas tecnologias para elevar produção e competividade, gerando oportunidades e prospecção de negócios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário