Coluna do blog



O medo ronda a Santinha
Em comício realizado na noite passada, no bairro de Cajazeiras, periferia de Salvador, Marina Silva tratou seu ex-partido com uma dose extra de acidez. Disse que a coligação da rival Dilma Rousseff junta “alhos com bugalhos”. Gente que, no passado, “nem conversava”. Enumerou: “O PT combatia o Sarney, o Collor, o Renan, o Maluf, o Jáder Barbalho… Agora, estão todos juntos. É tudo macaco do mesmo galho.” Durante o governo Lula, quando Marina foi ministra do Meio Ambiente, o PT já havia firmado sua aliança com o que há de mais arcaico na política brasileira. E Marina conviveu com os “bugalhos” sem dar um pio. Só saltou do barco quando decidiu embarcar no projeto presidencial de 2010, que obteve quase 20 milhões de votos. Marina falou para uma plateia miúda, pouco mais de 300 pessoas. Mas seu comitê cuidou para que o discurso fosse transmitido ao vivo pela internet. Irônica, a candidata realçou outra junção inusitada ocorrida na atual campanha. A junção do PT com o PSDB. “Pela primeira vez na história desse país o azul e o vermelho estão juntos na mesma artilharia pesada, combatendo a gente a ferro e fogo. E sabe por quê? Pela briga do poder pelo poder. Estamos aqui para dizer que não vale tudo para ganhar o poder.” Segundo o Josias, mais cedo, Dilma Rousseff voltara a lançar mão da tática do medo num comício em São Paulo. A rival de Marina dissera que, a poucos dias da eleição, “começa uma série de mentiras e boatos.” Em seguida, difundiu o seu boato preferido: “Tem uns que dizem que o Bolsa Família, nosso programa mais importante, o programa que nós consideramos o mais forte para reduzir pobreza e desigualdade, junto com emprego e aumento de salário, vai acabar. Vai acabar se eles forem eleitos.''Marina também fizera campanha em São Paulo pela manhã, só que no interior do Estado, em Campinas. No comício de Salvador, ela repetiu um pedido que havia feito à plateia campineira. Deseja que seus partidários combatam os boatos nas redes sociais. “Pode dizer lá: eu vou manter o Bolsa Família, o Minha Casa…, o Mais Médicos, o Fies, o Prouni, o Propnatec. As coisas boas nós vamos manter. Vamos explorar os recursos do pré-sal, dedicando-os à saúde e educação. O que não vamos permitir é que um diretor, um grupo de mensaleiros, façam corrupção na Petrobras. Essa velha política de se servir daquilo que é de todos haverá de acabar.” Na opinião de Marina, a tática de associá-la ao risco de extermínio de benefícios sociais “subestima a inteligência do povo brasileiro”. Referiu-se à estratégia de Dilma como “conversa de marqueteiro.” Acha que, no final, não vai colar.

A frase: “Tem quem dance com o diabo pra sair do inferno”. De um observador da cena.

Dia da Árvore (nota da foto)
Não conforta meu espírito e me incomoda bastante, ninguém, mas ninguém mesmo, ter tomado qualquer atitude (fora a denuncia desta coluna) contra o canalha que assassinou a castanholeira que estava aqui, mas que resiste em morrer, brotando num silencioso e anônimo ato da mais pura resiliência da natureza. A propósito, domingo foi o Dia da Árvore.

Hora de enredar
Quem tiver alguma coisa contra o Ministério Público Federal, no Ceará,poderá enredar hoje e quinta-feira nas unidades do MPF localizadas em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Sobral, Itapipoca e Crateús. O MPF está sob correição.

Cafôfa
A santinha Marina contou que passou fome comendo cebola picada com farinha. Ora,ora,ora. Isso é cafôfa, uma das melhores farofas que conheço. Molhadinha com água morna, nem incha.

Imagina a Lagoa limpa
O comitê Rio 2016 está surpreso com o número de quartos solicitados pelas delegações dos países que participarão dos jogos. A expectativa era de 2.500 quartos. Mas já está perto de 10 mil quartos.

Fora da passeata
Frei Betto não foi ao encontro de artistas e intelectuais com Lula e Dilma, segunda passada, no Teatro Casa Grande, no Rio: - Sou avesso a multidão. Mas já escolhi entre minhas duas amigas. Vou novamente de Dilma. Prefiro o conhecido ao desconhecido.

Efe Agá Cê melou
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) concedeu uma entrevista ao Jornal O Globo afirmando que os partidos políticos precisam ser “menos corruptos”. Essa não a primeira vez que o tucano discursa condenando a corrupção.

O PSDB é mais ou menos?
Para partidos de esquerda, a declaração de FHC é “hipócrita” e a admissão da corrupção em menor escala, como pareceu propor, é “inadmissível”. Isso precisa de melhores explicações.

Amanhã, na ONU
Dilma Rousseff discursa, na quarta-feira, amanhã, na abertura da 69ª Assembléia Geral da ONU, em Nova York e participa de reunião com chefes de Estado sobre clima.

Pé cá pé lá
E quer permanecer na cidade o menor tempo possível (das vezes anteriores, ficava de dois a três dias na cidade). Não quer que ninguém diga que ficou muito tempo longe dos problemas domésticos.

Atrapalhando
Comerciantes reclamam que obras de VLT e mobilidade urbana em Fortaleza, prejudicam seus, deles, negócios. Então é bom mandar parar essa farra de melhorar a cidade.

Na sala de aula
 A torcedora do Grêmio Patrícia Moreira da Silva, flagrada xingando o goleiro Aranha, do Santos, de macaco, aceitou estudar a história dos negros na unidade da Central Única de Favelas no Rio Grande do Sul.

Cadê a cadeia?
Ela assistirá aos filmes de Zózimo Bulbul, lerá livros de Abdias do Nascimento, estudará a vida de Malcom X e ainda a história da África. Racismo não é mais crime inafiançável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário