Coluna do blog



Os eternos derrotistas
Deixo de lado todos os defeitos dos meus amigos, perdoo por cada um deles, mas perco o amigo e não perco da piada. Na verdade piada de jornalista é publicar a verdade o que, aqui pra nós, dói pra cacete nas figurinhas mal humoradas que chegam mesmo a, sendo maus caráter, pedir a cabeça de alguns em troca de dinheiro, poder ou qualquer coisa que pensam ter. Essas figurinhas nem  lembram que existe amanhã pra eles e pra jornalistas. Pois bem; uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Vamos à uma coisa. Publicado aqui, primeiro que todo mundo, o que não acrescenta coisa nenhuma a coisa alguma, que Fortaleza iria ganhar aquelas bicicletas que governos desenvolvimentistas estão aplicando pelo mundo. Na verdade, Londres, Moscou, Paris, Nova Iorque, Madri, Roma, todas elas imitaram Amsterdã, que por seu turno imitou Sobral, primeiro país do mundo civilizado a promover aluguel de bicicleta para seus moradores. E agora, a coisa chega a Fortaleza. Vamos ter postos de aluguel de bicicletas, repito, como já dito aqui. Só que, ao comentar com companheiros de jornadas a boa nova, ouvi imediatamente: “Vão roubar tudim”. Porra cara! Não é assim que se põe à mesa garfos, facas e guardanapos. As facas ficam à direita do prato, os garfos do outro lado, os guardanapos, ao centro, no alto, ou ao lado e isso aí depende de quem convida à mesa. Roubar o cacete, cara pálida! As bicicletas serão diferentes das outras. Se sair da linha todo mundo vai ver, denunciar, sacanear com o possível ladrão. E tem mais: nos postos, como registrei em Paris e NY, pra tirar a bicicleta do descanso, que fica no posto, tem toda uma estrutura. Lá neguim mete o cartão de crédito e marca o tempo. Noutra situação compra um vauche, põe lá na ranhura e libera a magrela. Aqui deve ser parecido. E tem mais: os beneficiários do sistema sentir-se-ão obrigados a denunciarem se virem a magrela “roubada” em lugares esquisitos. Sou otimista. Acho que dá certo, principalmente numa cidade onde o transito tá enlouquecido, os lisos não podem comprar moto e cresce o numero de pessoas ecologicamente corretas; tão corretas que não querem mais fazer pum na rua pra não sacanear com a camada de ozônio.

A frase: “Não faça a sua felicidade naquilo que não depende e você.” De um observador da cena.


Bar Avião (Nota da foto)
Inaugurado em 1949, tombado pela Prefeitura de Fortaleza em 2005, é um ícone da capital dos cearenses que é resgatado, mesmo com o Metrofor passando por cima. Um lugar que, se aproveitado com nível será de grande valia para a vida boêmia da cidade. Fica nas barrancas da Parangaba, na margem direita da av.João Pessoa.

Brasil confidencial
O clima de campanha e a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa complicaram um pouco mais a difícil convivência entre PT e PMDB no governo.

Controle perdido
O vice-presidente Michel Temer não sabe mais a quem apelar no Planalto para conter os embates. Renan Calheiros e Henrique Alves classificam como “seletivo” o vazamento da delação de Paulo Roberto Costa.

Federal usada
O senador Eunício Oliveira denuncia o uso da PF contra sua candidatura a governador. José Sarney engrossa o coro dos descontentes.

Academia o quê?
Tem aí uma Academia Cearense de Cultura e Jornalismo. A curiosidade que matou o gato fez deste humilde servo de aprendiz de feiticeiro foi à caça.

Motivação
Parágrafo primeiro da ACCJ: “Congregar 40 literatos e jornalistas cearenses, não necessariamente os melhores, desde que alguns sejam ótimos e que todos sejam bons, e que nenhum deles se possa apontar entre os piores”. Ah, bom!

Francisco reconhece
“Hoje, depois do segundo fracasso de uma guerra mundial, podemos falar de uma guerra combatida por partes, com crimes, massacres e destruições”, disse o papa.

Dinheiro emprestado
Os riquinhos do Grupo Paes Mendonça sentam praça em Fortaleza(Shopping Rio Mar) com dinheiro do BNB. Os dois assinam promissórias de R$269,1 milhões nesta quinta.

Datamacario
Então esta coluna deu-se ao deleite de passar um dia inteiro ouvindo no rádio e na TV, candidaturas postas ao alto, em orações, prometendo algo em troca de voto.

Moedas
Pelo voto, candidaturas prometem ação, trabalho, educação, transporte, saúde, segurança, remédio, ética, moral e mais um mundaréu de coisas.

Acusações
Entre uma promessa e outra tem neguim apostando que chamar o outro de ladrão e outras coisas feias que muitos fazem, pega bem pra tirar de um e meter em outro.

Vou embora
O Brasil vai ficar um país chatérrimo, se todo esse povo que promete for eleito e cumprir as promessas que vem fazendo. Se tudo ficar tão certo como prometem, nós, os jornalistas vamos viver de quê? Estrada boa, polícia na rua, criminalidade zero, lixo abolido, escolas com aulas e professores eficientes, hospitais vazios de doenças e um povo saudável, estradas atapetadas, corrupção...nem  pensar. Cê não quer que eu fique!



Nenhum comentário:

Postar um comentário