Coluna do blog




Efeito Izolda
 As escolas públicas municipais de Sobral estão em 1º lugar no Ceará, na avaliação de aprendizagem dos alunos do 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental, e em 5º lugar em todo o Brasil, na avaliação dos alunos do 1º ao 5 º ano. Os dados são do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2013, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na sexta-feira, 5 de setembro.  Com Ideb 7,8, o desempenho das escolas de Sobral no primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ficou bem acima da média do Ceará e do Brasil, que foi de 5,2, incluindo a avaliação das escolas privadas. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a nota de Sobral foi 5,8, ficando também acima da média do Brasil nas redes municipais (3,8) e da meta estabelecida pelo MEC (3,9). “Esse resultado é muito animador e fruto do esforço e emprenho de professores, pais, alunos e toda a comunidade sobralense”, diz o Prefeito Veveu, lembrando que, “no ranking nacional os municípios que ficaram mais bem classificados, além de Sobral, são municípios com uma rede muito pequena. Estou muito feliz com essa conquista.” As escolas Araújo Chaves (Distrito de Bilheira) e Elpídio Ribeiro da Silva (Distrito de São José do Torto) alcançaram Ideb 9,0. A nota ultrapassa muito, não só a meta de 5,0 para 2013, como também a projetada pelo MEC para 2021, que era de 6,1. Das 31 escolas avaliadas em Sobral, 29 tiveram notas acima de 7,4. A menor nota registrada no ciclo inicial do Ensino Fundamental foi 6,9, acima da meta estabelecida pelo MEC para 2021. “Ficamos muito contentes e desafiados a nos manter avançando. Nós fazemos um trabalho conjunto com a comunidade, professores e pais, acompanhando de perto o aluno. Temos famílias muito participantes da vida dos alunos na escola”, explica o professor Osmarino Ribeiro, Diretor da Escola Elpídio Ribeiro que, em 2011, teve Ideb 7,5. Tudo isso começou lá atrás, com Cid prefeito e Izolda Cela Secretária de Educação do município.

A frase: “Pau que nasce torto, até a cinza é de banda”. Guajará Cialdini.


No Governo (Nota da foto)
Depois de representar, a pedido, o governador Cid Gomes nos desfiles de 7 de setembro, amiudaram as conversas de que o des.Luiz Gerardo Pontes Brígido, Presidente do TJCe, deverá assumir o comando do Estado até as eleições, eis que Cid sairia de licença ou férias.

Mudando o foco
Coleguinhas anti-Dilma publicaram: Dilma e Marina encontrar-se-ão em NY, dia 23, a convite da ONU.

Não precisa de convite
Quem sabe o que ocorre no mundo sabe que a ONU não convida presidentes do Brasil para ir lá. O Brasil abre a reunião anual da Organização das Nações Unidas.

Estado de graça
O Prefeito Veveu anda distribuindo charuto com o  desempenho das escolas de Sobral divulgados pelo Ministério da Educação no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) 2013.

7,8 é ótimo
“O Ideb de Sobral é 7,8, um dos melhores Idebs do Brasil. Esse resultado coloca Sobral no 1º lugar no Ceará e em 5º lugar no Brasil, entre 5.400 redes públicas avaliadas.

Na comparação...
No ranking nacional os municípios que ficaram melhor classificados além de Sobral são municípios com uma rede muito pequena. Ainda é efeito Izolda, da  Praça João Pessoa.

Tá maus
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará deve andar enlouquecido com as tsunamis de besteiras que chegam lá todo dia em figura de denuncias.

Ataque e defesa
Quem acha que uma boa defesa é um bom ataque não aprendeu que isso não vale pra política profissional. Ataque insistente, sem gol enche, o saco da torcida.E o juiz.

Dia de mingau da araruta
A turma da Donzela acredita que nas próximas pesquisas ela virá murchando. Ninguém engana a tanta gente por tanto tempo.

De hoje a 90 dias
No dia 11 de dezembro o Náutico vai liberar os salões para o novo livro de César Barreto. ”O poeta do Beco” faz uma viagem pela memória sobralense. Grande Cezinha!

O pão nosso
O setor responsável pela geração de 42 mil empregos diretos no Estado promove, a partir de hoje, a 5a Feira da Indústria da Panificação, Confeitaria e Gastronomia (Cearápão). O evento tem início às 14h e vai até sexta-feira (12), no Centro de Eventos do Ceará (CEC).

Se deu certo aqui...
Tendo em vista os bons resultados e a grande adesão de estudantes de Fortaleza e Região Metropolitana ao Academia Enem, curso preparatório para o Ensino Superior da Prefeitura de Fortaleza, o projeto chega agora a Aracati, distante quase 140 quilômetros da Capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário