Coluna do blog



 Queria falar disso
Enquanto houver financiamento empresarial de campanha e a campanha se tornar momento de muitos ganharem dinheiro e movimentar muito recurso, quero dizer que não há quem controle a corrupção enquanto houver esse sistema eleitoral. E isso é com todos os partidos, não há, infelizmente, nenhuma exceção.”- Ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República. O mote havia, faltava o gancho. Eis que surgiu. Faz tempos esta coluna diz que, se forem catar direitinho a compra e venda de votos pelos sertões cearenses, evitar-se-ão processos longos, cansativos e nem sempre com final feliz, na Justiça Eleitoral, ou até na Justiça Comum sobre esse tipo de corrupção. Deputados denunciaram até o uso de dinheiro roubado do Banco Central na compra de votos ou em campanhas. Sei lá. As conversas são simples de serem detectadas. Provar? Difícil, mas factível. Contei uma história, na televisão, quando repórter do meio, de um fato inusitado ocorrido em Sobral. Fui enviado pelo diretor Marcos Nunes pra fazer umas matérias sobre eleição na Zona Norte do Ceará. Em Sobral, cercado de velhos companheiro ouvi um fato interessante contado pelo médico João Batista Vasconcelos, amigo de juventude. Ouvi e fui bater na casa dele, de onde vinha o leriado. Perguntei pela Maria, secretária do lar na casa do João e da Helenira Elery. Era eleição pra prefeito. Pergunta: - Maria, já tem em quem votar? Maria – Olhe, seu menino; Eu ganhei três redes de seu Aurélio, cinco sacos de cimento do seu Zé Prado, quatro pneus de bicicleta de seu Joaquim Barreto. Vou votar em ninguém, não. Vou lá desagradar os home!!!

A frase: “Respondi ao Juiz que me queria proibir de dizer o que penso; acredito na Constituição e falo o que eu quiser, quando quiser e sobre quem quiser. Depois, respondo pelos exageros que fizer. Respeitosamente.” Ciro Gomes sobre a proibição de esculachar candidato.


No Ceará não tem pedágio (Nota da foto)
A polícia da Suécia inaugura formalmente, na semana que vem, um novo modelo para o controle da embriaguez no trânsito: barreiras eletrônicas móveis que testam, automaticamente, se o motorista está com o nível de álcool no sangue acima do limite permitido por lei. As novas barreiras eletrônicas, que são transportáveis, se assemelham a cancelas de pedágio. Para que a cancela se abra e o motorista continue seu trajeto, ele é obrigado a soprar o bafômetro. Caso o condutor esteja com o nível de álcool no sangue (alcoolemia) acima do limite legal, a cancela permanece fechada ─ e a polícia entra em cena.

Afunilando
Hoje, 10 de setembro, estamos a 25 dias das eleições deste ano.  Uma quase reta final onde ainda vai correr muita água sob a ponte. Quem tiver melhor fôlego...

Axé no rock
No próximo dia 26, na Times Square, em Nova York, haverá uma festa de lançamento do Rock in Rio Las Vegas e Ivete Sangalo será a atração principal cantando Poeira.

Se não fosse o Elvis...
Mais: já foram vendidos 30 mil ingressos para o evento, que acontece em 2015, antes de serem anunciadas as atrações. As reservas são de mais de 50 países, incluindo Brasil.

Vale grana
Tem apostador pra tudo quanto é jogo. No político então, nesta época, é a bola da vez. Pelo andar da carruagem tem gente tomando por base o dia 25 deste mês. Juízo final?

Abusados
Tem cearenses apostando semana em Miami, ida e volta, hotel e café da manhã, nas vitórias de seus candidatos. Ê ê povim confiante! E endinheirado!

Bom frasista
O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, “A Constituição brasileira só não traz a pessoa amada em três dias, mas, fora isso, quase tudo está lá”.

Bateu paúra
Diz que tem comitês de candidatos espalhados pelo Brasil em toque de terror com nomes a serem investigado, dedurados em depoimento pelo ex-Diretor de Petrobras.

Cartas para a redação
É impressão ou nessa eleição se discute mais crença religiosa e Petrobras do que, por exemplo, saúde, educação e segurança?





Nenhum comentário:

Postar um comentário