Ciclofaixa de lazer é inaugurada e aprovada

Por seis horas, o trecho de cerca de 10km que no decorrer da semana é “disputado” com veículos motorizados, ontem, tornou-se livre para ciclistas e skatistas em Fortaleza. A ciclofaixa de lazer, que vai da ciclovia da Washington Soares, no bairro Cocó ao Passeio Público, no Centro, foi, oficialmente, inaugurada e já bem aproveitada por dezenas de adeptos dos modais não motorizados. O projeto piloto, que integra o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt) da Prefeitura, foi aprovada pelos usuários e deverá ter continuidade todos os domingos, sempre das 7h às 13h. 
No percurso, trechos das avenidas Sebastião Abreu, Pe. Antônio Tomás, Virgílio Távora, Dom Luís, Desembargador Moreira, Beira Mar, Almirante Barroso, Alberto Nepomuceno e a Rua João Moreira foram sinalizados com cones para garantir a separação física dos modais e a segurança dos ciclistas, que no espaço da ciclofaixa trafegam nos dois sentidos.
Nos cruzamentos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), orientadores de tráfego do Via Livre, fiscais da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) auxiliavam na organização do tráfego. Segundo a Prefeitura, no total, cerca de 115 pessoas atuaram na operação.
BEM AVALIADA
Para quem pedala diariamente, em Fortaleza e ainda enfrenta várias limitações, a ação, ontem, entusiasmou. “Eu nem sabia que tinha. Vim pedalar e deparei com essa ciclofaixa. É muito bom. Um grande estímulo. O negócio agora é ampliar para ficar ainda melhor”, ressaltou o ciclista Francisco de Assis, que atua como segurança, e, por dia, pedala 36 km, no deslocamento entre a casa, na Barra do Ceará, e o trabalho, no Cocó.
O médico, Maurício Mendes, que junto à esposa e a filha, ontem, optou por chegar cedo ao percurso, às 9h já tinha percorrido os cerca de 20km (ida e volta) da ciclofaixa de lazer. Para ele, que pelo menos duas vezes por semana, faz da bicicleta o transporte oficial, no trajeto casa-trabalho, a implantação da ciclofaixa é uma oportunidade a mais para usufruir do prazer de pedalar. “Hoje eu pude sentir a cidade, o cheiro, aproveitar mais”.
O médico, que desloca-se das proximidades da Praia do Futuro a Aldeota, entre às 7h e s 19h, na semana, disse ainda que o diferencial da faixa de lazer é a segurança, por ser segregada. “Na semana, a gente se arrisca um pouco. Os carros trafegam muito rápido nas grandes vias. Eu, por exemplo, tento fugir das avenidas porque é um risco. Mas, o percurso da ciclofaixa de lazer é super seguro porque não estamos concorrendo com os carros”, reforçou.
O analista de sistema, Marcelo Rodrigues, que mora no Bom Jardim e trabalha na Aldeota, lamenta “não poder usar a bicicleta como meio de transporte nesse percurso devido à falta de estrutura viária”. Ontem, fez o trajeto completo da ciclofaixa. Para ele a ideia é boa e a ação prova “que é possível fazer, usando o mínimo de recursos”.
Marcelo avaliou que o caminho foi tranquilo, mas ressaltou que viu alguns motoristas resistindo às limitações da ciclofaixa. Além disso, ele acredita que a implantação de faixas do tipo no sentido Oeste, ligando o Centro a Barra do Ceará e nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará também seriam exitosas.
PONTOS DE APOIO
O trajeto contou com três pontos de apoio, sendo no Anfiteatro do Parque do Cocó, Aterro da Praia de Iracema e no Passeio Público. No Cocó, crianças participaram de brincadeiras educativas sobre trânsito.
No Passeio Público ciclistas voluntários ligados a Associação dos Ciclistas Urbanos de Fortaleza (Ciclovida), montaram a “Oficina Gambiarra”, para auxiliarem as pessoas a fazerem ajustes simples nas bicicletas.  “Teve gente que veio calibrar o pneu, ajustar a altura do selim, ajustar a corrente que quebrou. Fazemos a manutenção e ensinamos as pessoas para quando elas precisarem no dia a dia já saberem”, explicou o integrante da Ciclovida, Felipe Alves.
De acordo com ele, a ideia é que toda semana a “oficina” seja montada para dar suporte aos usuários da ciclofaixa de lazer, que para ele é uma iniciativa positiva e trouxe satisfação. “Tem muita gente utilizando. Sempre falamos que falta o espaço, se criar o espaço, os ciclistas aparecem e isso está sendo comprovado”. Ele disse ainda que o projeto é piloto, e que, os ciclistas acreditam que a expansão deverá ser direcionada para a zona Oeste e Sul.

CICLOFAIXA DE LAZER
• Pontos de chegada/saída:
Parque do Cocó – Passeio Público
• Percurso:
Av. Sebastião Abreu
Av. Pe. Antônio Tomás
Av. Virgílio Távora
Av. Dom Luís
Av. Desembargador Moreira
Av. Beira Mar
Av. Almirante Barroso
Av. Alberto Nepomuceno
Rua João Moreira
• Dias e horários: Todos os domingos, das 7h às 13h
• Extensão do trajeto: 10km
• Mapa do percurso: pode ser acessado em
http://bit.ly/1uboU0A
THATIANY NASCIMENTO
thatynascimento@oestadoce.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário