Centro técnico criado a partir da idéia do saudoso Comandante Ariston Pessoa será inaugurado amanhã

Centro técnico TAM inaugura amanhã
O hangar e o Centro de Manutenção e Operação de Aeronaves Executivas da TAM Linhas Aéreas, situado no Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, serão inaugurados amanhã, às 10 horas. Os equipamentos vão gerar cerca de 150 empregos diretos, na assistência técnica de helicópteros e aviões executivos, proporcionando uma elevação na qualidade técnica das pessoas que ali irão trabalhar. O investimento total realizado pela companhia é da ordem de R$ 15,1 milhões.
De acordo com o titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), Bismarck Maia, a inauguração do centro deverá proporcionar uma evolução significativa na economia daquela região. “Tenha certeza que será um marco econômico, que vai gerar grande impacto cultural, social e econômico para a região, a partir do grande número de pessoas que irão conviver na cidade, sejam técnicos, proprietários de aviões, comandantes, entre outros profissionais”, disse.
OPERACIONALIDADE
A base operacional vai atender aos mercados das regiões Norte e Nordeste, além da América Central, oferecendo serviços técnicos para aviões executivos de pequeno e médio portes. Será maior do que a empresa mantém no município paulista de Jundiaí, também para aviação executiva. O contrato com o Estado inclui a cessão de espaço (hangar) com dez mil metros quadrados (m²), por dez anos, renováveis por mais dez, além da priorização dos trabalhadores locais na contratação da mão de obra, introdução de tecnologia e formação de trabalhadores para o setor aéreo.
O Aeroporto Dragão do Mar foi inaugurado em agosto de 2012 e homologado pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), em maio deste ano. A pista de pouso e decolagem possui 1,8 mil metros de extensão por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, tem capacidade para operar 1.200 movimentos por ano. O pátio de estacionamento de aeronaves possui 13.680m².
Entre pista, Terminal de Passageiros e Serviços (TPS), pátio de estacionamento, área de taxiamento, equipamentos, obras complementares, hangar e centro da TAM, foram investidos R$ 40,9 milhões. O centro foi captado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Setur-CE. A inauguração contará com as presenças do governador Cid Gomes; do secretário Bismarck Maia; diretores da TAM e de fabricantes de jatos executivos representados pela Cessna Aircraft Company, Bell Aviation e Flight Safety International, além do prefeito de Aracati, Ivan Silvério.
Poucos sabem que essas oficinas foram gestadas na inteligencia do Comandante Ariston Pessoa de Araujo que imaginou o lugar para a TAF-Transportes Aéreos Fortaleza, fazer manutenção de aviões de grande porte naquele aeroporto, mais tarde, e mesmo antes de sua morte,  desviado para a TAM reparar pequenos jatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário