Ceará na contramão do desemprego


Ceará gera 9.517 novos postos de trabalho no mês de agosto
O relatório do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revela que o Ceará criou 9.517 novos postos de trabalho com carteira assinada (celetistas), em agosto, significando em termos relativos, num crescimento de 0,79% em relação ao estoque de assalariados do mês anterior. Tal desempenho foi proveniente da expansão do emprego principalmente nos setores de serviços, como 3.686 novos postos, da construção civil (2.174) e do comércio (2.086). No acumulado do ano, foram 23.792 novas vagas e, na série com ajustes dos últimos 12 meses, verificou-se crescimento de 4,18% no nível de emprego ou 48.682 novos empregos com carteira assinada, o maior saldo da região Nordeste. O segundo estado nordestino com melhor desempenho, neste quesito, foi a Bahia, que criou 36.941 novas vagas, em um ano
De acordo com Francisco Ibiapina, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE), analisando o mês de agosto, sob todos os aspectos, ele foi bastante positivo na geração de empregos, no Ceará. “Com isso, ficamos em terceiro lugar, em números absolutos, em todo o País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Foi um mês com resultados bastante elevados, nos últimos três anos. Além disso, ficamos em primeiro lugar na geração de postos formais de trabalho na região Nordeste, desde setembro do ano passado”, explicou. No País, São Paulo liderou o estudo, com 29.617 novos postos e Rio de Janeiro ficou em segundo, com 10.962.
VOCACIONADA
Mais uma vez, o setor de serviços deu a maior contribuição para este resultado positivo, no Ceará, pois trata-se de uma característica fortemente verificada na capital cearense. “Fortaleza tem uma vocação muito voltada para a prestação de serviços, pois é uma cidade turística, com uma grande rede hoteleira, além de possuir inúmeros bares e restaurantes. Além disso, a construção civil e o comércio foram dois setores que também colaboraram, de maneira significativa, para a oferta deste número de empregos com carteira assinada em nosso Estado”, lembrou Ibiapina.
O superintendente da SRTE-CE espera que este não seja o único resultado positivo, mas sim apenas o primeiro desta metade final de 2014. “Acreditamos que estes meses que antecedem o final do ano deverão ter um aumento na produção industrial, que também pode-se reverter na oferta de novos postos de trabalho, assim como a fruticultura irrigada. O comércio também deve ter bons resultados, por conta do Dia das Crianças, em outubro, e o Natal, em dezembro”, asseverou Francisco Ibiapina. Além disso, o setor de serviços deve continuar pujante, pois logo estarão chegando as férias de fim de ano, e Fortaleza é um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Para Marcos Novaes, presidente da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon-CE) e um dos sócios da Novaes Engenharia, este resultado deverá ser mantido até o fim de 2014. “Estamos com muitas obras de infraestrutura em todo o Estado do Ceará, tanto nas esferas municipais, estadual e federal, gerando novas vagas. O mercado habitacional não teve crescimento, mas também não reduziu, e acreditamos que nos próximos meses deverá haver um incremento, especialmente após o período eleitoral, quando os empreendedores voltam a investir. Por esse motivo, acreditamos que o nosso setor deverá fechar o ano como o maior gerador de postos de trabalho aqui no Estado”, completou o empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário