STJ nega o que o TJCe vai negar hoje



STJ nega pedido de habeas corpus a mexicanos


O ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), indeferiu o pedido de habeas corpus que havia sido ajuizado em favor dos mexicanos Sergio Israel Eguren Cornejo, Mateo Codinas Velten Rafael, Rafael Miguel Medina Pederzini e Angel Rimak Eguren Cornejo. Eles são acusados de espancar dois advogados em Fortaleza, no dia 29 de junho deste ano. A decisão do STJ data do último dia 7.

O magistrado argumentou inexistência de constrangimento ilegal na prisão deles e disse que o pedido liminar se confunde com o próprio mérito do caso. Ele afirmou ainda que a gravidade do delito, comprovada pelos laudos, é capaz de embasar a prisão preventiva para a garantia da ordem pública.

Hoje (18) pela manhã a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará está julgando o mérito do habeas corpus. Cabe ressaltar que o juiz Antônio José de Norões Ramos já havia designado para a próxima sexta-feira (22) os interrogatórios dos réus e o julgamento do processo. A audiência está marcada para as 14 horas, na 2ª Vara Criminal, no Fórum Clóvis Beviláqua.

O MP, através do promotor de Justiça Pedro Olímpio Monteiro Filho, havia ingressado com uma denúncia-crime contra os quatro mexicanos no dia 9 de julho. Eles são acusados de lesão corporal grave, lesão corporal leve e constrangimento ilegal, violando os Artigos 69, 129 e 146 do Código Penal. Eles haviam sido presos em flagrante e, no dia 3 de julho, o MP formalizou o pedido de conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário