Sobral na Voz do Brasil

Prefeito Veveu fala sobre Garantia Safra no Programa “A Voz do Brasil”

O Prefeito Veveu participou do programa “A Voz do Brasil” desta quarta-feira, 13 de agosto, em entrevista sobre o Garantia-Safra. O Município de Sobral já pagou todas as parcelas do benefício a agricultores que tiveram perda de safra no período 2o13/ 2014. Na reportagem, o Prefeito falou sobre a importância do planejamento das prefeituras para assegurar o benefício para os agricultores familiares.

O Garantia-Safra é seguro pago pelo Governo Federal, por meio das prefeituras, em caso de perda igual ou superior a 50% da lavoura. Para 2014, o benefício será de R$ 850,00, dividido em até cinco parcelas. Em Sobral, serão beneficiados com o Garantia-Safra, 3.819 agricultores.


A Voz do Brasil é um programa radiofônico do Governo Federal, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC Serviços), com o objetivo levar informação aos cidadãos dos mais distantes pontos do país.  A Voz do Brasil está no ar há mais de 70 anos e é veiculado de segunda a sexta-feira, às 19h.

Ouça a entrevista Aqui




Veja a transcrição da entrevista:

Locutora: As prefeituras que aderiram ao programa Garantia-Safra têm até o dia 3 de setembro para solicitar vistorias e indicar um técnico para avaliar as perdas em lavouras dos agricultores familiares.


Locutor: A vistoria é etapa essencial para que os produtores que tiveram perda de, pelo menos, metade da produção, por causa do excesso ou da falta de chuvas, recebam indenização do governo federal.


Locutora: Para participar do programa, estados e municípios devem ter repassado recursos ao fundo do Garantia-Safra.


Locutor: José Clodoveu de Arruda é prefeito de Sobral, no Ceará, onde vivem mais de três mil agricultores familiares. Ele já solicitou a vistoria nas lavouras e dá uma dica para os prefeitos que ainda não fizeram o pedido.


Prefeito de Sobral - José Clodoveu de Arruda: A minha sugestão é planejamento e organização, você saber que o município precisa pagar as parcelas do Seguro-Safra, por exemplo, a tempo. Você ter planejamento, você saber que você tem despesas a fazer, que são despesas fundamentais como essas, são despesas cuja não realização traz um prejuízo enorme para as famílias de trabalhadores rurais.


Locutora: O Garantia-Safra se destina às lavouras que estejam na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene, que compreende todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário