Secura em Fortaleza, mas muito longe do "deserto" de Brasilia


Fenômeno deixa Fortaleza com ar seco nos próximos dias
Um sistema de Alta Pressão Atmosférica está deixando, nesta semana, a umidade relativa do ar baixa na faixa litorânea do Ceará. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que registrou, ao meio-dia da última terça-feira (12), 28% de umidade relativa do ar. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível é considerado estado de “atenção”.
A explicação da Funceme é de que o Sistema de Alta Pressão está inibindo a formação de nuvens em todo o Estado e a consequência é a queda da umidade. A meteorologista Dayse Moraes afirma que o fenômeno não é comum de acontecer na Capital, mas que, normalmente, preocupa a população de cidades do Interior do Ceará.
Dayse diz ainda que a previsão é de que o sistema deve permanecer, até o sábado (16). Segundo ela, os períodos da manhã e início da tarde são os que marcam a porcentagem mais baixa de umidade. “No decorrer da tarde e à noite, a umidade volta à normalidade. Às 13 horas de ontem, por exemplo, marcou 33%. No período da noite marcou cerca de 80%”.

NÍVEIS
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são considerados estado de observação os níveis de 40% a 31%. Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há estado de atenção. Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência. Quando a umidade do ar está acima de 60%, a OMS considera como o nível ideal.
E importante ficar atento e se prevenir, pois o fenômeno pode acarretar, dentre outros, ressecamento de mucosas do nariz e garganta, nariz entupido ou com sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma, aumento do risco de infecções respiratórias e ressecamento da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário