Sebrae no Centro de Eventos


Feira no CEC difunde empreendedorismo
Com o tema “O Espetáculo dos Negócios”, o Sebrae Ceará realiza, até sábado, dia 9 de agosto, no Centro de Eventos, a Feira do Empreendedor 2014. Oficialmente, a abertura da Feira do Empreendedor realizada, ontem, contou com a palestra magna “Como o Cearense faz Espetáculos e Negócios”. Com a perspectiva de atrair 50 mil visitantes, esta sexta edição do evento, que é totalmente gratuito, vai realizar 377 ações paralelas como palestras, oficinas, clínicas e seminários, além de fornecer 27.000 informações, 29.700 orientações técnicas, capacitar 20 mil pessoas e a realizar 65.000 atendimentos presenciais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza (SDE), Robinson de Castro, “o evento é uma oportunidade para a Prefeitura mostrar as ações e projetos de fomento ao empreendedorismo desenvolvido ao longo do ano na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e na Sala do Empreendedor de cada Regional”. Assim como om Sebrae, a Secretaria também oferecerá serviço de formalização, contribuindo para a legalização de um maior número possível de empreendedores. Além disso, no Espaço da Inclusão, trabalhos artesanais desenvolvidos por pessoas com deficiência serão apresentados, bem como serviços de massoterapia, executado por deficientes visuais do Projeto Massoterapia em Nossas Mãos.
VARIEDADES
A programação da feira conta com uma programação bastante diversificada. Com ambientes voltados para o “Atendimento”, tanto de potenciais empreendedores como de empresas já existentes, além de espaços para “Cenários e Tendências de Mercado”,  “Inovação e tecnologia”, “Negócios sustentáveis”,  “Economia Criativa” e “Educação empreendedora”, a feira traz a Fortaleza atrações como o chef Olivier Anquier,  o ator Marcos Frota, o ex-velejador Pierre Schurmann, Integrante da famosa família de aventureiros e fundador do Bossa Nova, um dos mais ativos fundos de “investimento anjo”, e Romero Rodrigues, do site “Buscapé”.
A Economia Criativa será apresentada em onze espaços e com uma programação de conteúdo que aborda, dentre outros temas, negócios digitais, mídias sociais, startups, jogos eletrônicos, coworking, design, moda, quadrinhos, literatura, arte contemporânea, produção cultural etc. No Espaço da Gastronomia, serão realizadas oficinas e cursos sobre tortas comerciais; pratos à base de carne, peixes e mariscos; sobremesas e mimos para festas; pães; pratos regionais; entre outros.
Em cada um desses espaços, os visitantes, interessados em investir nestas oportunidades de negócios, vão poder ver, in loco, todo o processo produtivo, como o funcionamento das máquinas, dos equipamentos e a utilização dos insumos. Na padaria, por exemplo, executada pelo IPEA (Instituto Pão Educação e Arte), os visitantes vão acompanhar, durante todos os dias da feira, a fabricação de pães variados e saber das novidades do setor.
OPORTUNIDADES
Paralelamente ao evento, será realizado o II Encontro de Canais de Comercialização do Nordeste, que vai mostrar como é possível aumentar as vendas e conquistar mercados até no Exterior. Esses canais de comercialização são, na verdade, a forma que o empreendedor pode usar para colocar seu produto e/ou serviço o mais próximo possível do seu cliente. Os principais canais são: Centrais de Negócios, Consórcio, Bolsa de Mercadorias, Agentes de Comércio Internacional, Distribuidores de Grande Porte, Reprsentante Comercial, Venda Direta-Porta a Porta e Catálogo, E-Commerce, Vitrine de Exportação, Telemarketing, Representante Comercial Internacional, Centrais de Negócios, Consórcio, Bolsa de Mercadorias, Agentes de Comércio Internacional e Loja Colaborativa
“A gente está levando à apreciação do nosso público, empreendedor e pretenso empreendedor, tudo aquilo que ele precisa saber para colocar seu negócio ou, então, para melhorá-lo”, enfatiza o diretor-superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz. “A pessoa que entra na feira, sai do outro lado modificado, pelo conhecimento e capacitação que adquire, além da conversa com as pessoas e relacionamentos que mantiver. O evento é transformador para quem quer empreender ou empreende, e consolida o seu negócio no mercado”, acrescentou.
Para quem já tem uma empresa as informações vão desde o planejamento do negócio até a elaboração de um diagnóstico empresarial para conhecer a situação atual da empresa e direcionar para uma tomada de decisões, o que vai contribuir significativamente para o crescimento qualitativo dos empreendedores. “A feira é um ambiente, do ponto de vista empresarial, que modifica os atuais e futuros empreendedores para melhor, preparando-os para que possam atuar com maior competitividade no mercado. Esse é o objetivo maior do evento”, enfatizou Carlos Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário