O tempo que o tempo tem

Ailton abrirá programa; Camilo terá maior tempo
A segunda etapa da campanha eleitoral começa em 19 de agosto, quando os candidatos terão a oportunidade de se apresentar no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) definiu, com os representantes dos partidos políticos/ coligações, a distribuição das veiculações até o último dia de propaganda gratuita, em 2 de outubro, e o tempo a que cada coligação terá direito. Para o governo local, Camilo Santana (PT) terá o maior espaço, quase nove minutos em cada meio de comunicação, enquanto Ailton Lopes (Psol) tem o menor: pouco mais de um minuto.
O primeiro candidato a se apresentar ao público será o candidato da Frente de Esquerda (Psol, PSTU e PCB), Ailton Lopes, com 1min 44s. Ele será seguido por Eunício Oliveira (PMDB) com 6min 51s; Eliane Novais (PSB) com 2min 25s; e Camilo Santana (PT) com 8min 58s. A partir daí, a ordem será rotativa diariamente. No segundo dia, por exemplo, Camilo passa a ser o primeiro a aparecer, enquanto Ailton será o último, e assim sucessivamente até o fim da propaganda eleitoral.
Na disputa a senador, terá direito há mais tempo o candidato da coligação Ceará seguir Mudando, Mauro Filho (Pros), com 4min29s, seguido por Tasso Jereissati  (PSDB) com 3min 25s, Geovana Cartaxo (PSB) com 1min 12s; e Raquel Dias (PSTU) com 52s. Todos estão ordenados na ordem de veiculação das propagandas dos candidatos ao Senado.
Para os candidatos a deputado federal, a coligação PMDB/PSC/PR/PRP/ PSDB vai ser a primeira a dar início às veiculações. Para deputado estadual, a propaganda vai começar com o programa da coligação PRB/PT/PTB/PSL/PHS/PV/PSD/SD/Pros.

INSERÇÕES
Além de obter o maior tempo dos programas eleitorais (quase 9 minutos), a coligação do petista Camilo Santana também detém o maior número de inserções diárias de 30 segundos durante os intervalos das programações de rádio e televisão, no plano de mídia elaborado pela Justiça Eleitoral, com 242 inserções. O principal rival do petista na disputa, Eunício Oliveira, terá 186, logo em seguida vem Eliane Novais (65) e Aílton Lopes (47).
Inácio Carvalho, representante do PCdoB, chegou a questionar as distribuições das sobras de inserções, o que foi endossado pelo procurador regional eleitoral Rômulo Conrado, do Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo ele, historicamente, as sobras são sorteadas e, na ocasião, haviam sido adotado outro critério. A partir daí, o coordenador da propaganda nas eleições 2014, juiz Carlos Henrique Oliveira, acatou a decisão da maioria e realizou novo sorteio. Ao comentar o fato, o juiz concordou que o critério era o mais democrático e transparente ao exercício do pleito.

LEGISLAÇÃO
Existem dois tipos de propaganda eleitoral. A mais conhecida é aquela em bloco, que é divulgada em todas as emissoras simultaneamente, em horários preestabelecidos. Ela deverá ocorrer sempre de segunda-feira a sábado, em dois programas diários de 50 minutos cada um. Na televisão, as inserções serão sempre das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h50. Já no rádio, as veiculações serão das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50. Caso haja segundo turno, os postulantes terão, cada um, 20 minutos.
Os programas em blocos destinados aos candidatos aos cargos de governador, senador e deputado estadual serão veiculados nas segundas, quartas e sextas. No caso dos candidatos à Presidência da República e ao cargo de deputado federal, a veiculação dos programas eleitorais gratuitos será nas terças, quintas e sábados.

SAIBA MAIS
O coordenador da Propaganda nas Eleições 2014, juiz Carlos Henrique Oliveira, solicitou aos representantes de partidos e coligações que fosse observado o tempo igualitário para as disputas proporcionais a fim de evitar futuros questionamentos dos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário