Muitas vezes o pepino está na gestão...


Santas Casas cobram mais verba do governo federal para amenizar dívida
Reunidos em Brasília, representantes de centenas de hospitais filantrópicos cobraram, ontem, mais recursos federais para amenizar as dívidas das Santas Casas e outros filantrópicos. Segundo o setor, as dívidas atingem R$ 15 bilhões.
Levantamento divulgado pela CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) nesta quarta aponta que, mesmo com os incentivos federais e estaduais, o déficit entre receitas e despesas chega a 41% nos procedimentos de média complexidade, 42% no atendimento ambulatorial e supera 10% na alta complexidade.
A conta levou em consideração gastos e receitas de três hospitais de referência: as Santas Casas de Maceió, Belo Horizonte e de Porto Alegre. Estima-se que os filantrópicos sejam responsáveis por 51% do atendimento da rede pública de saúde do país.
As entidades prometem fazer, no final da tarde de hoje, uma mobilização em frente ao Palácio do Planalto. Apesar da lista de demandas, o clima foi muito amigável frente à presença do ministro Arthur Chioro (Saúde), na abertura do congresso que reúne as filantrópicas, na noite de ontem.
O setor dos filantrópicos enfrentou, recentemente, uma crise política, envolvendo a Santa Casa de São Paulo e os governos estadual paulista e o federal. No final de julho, a entidade interrompeu por pouco mais de um dia o atendimento de emergência, alegando crise financeira e pressionando por mais recursos públicos.
O caso virou verdadeira batalha política, com o governo estadual paulista criticando a falta de reajustes feitos pelo governo federal no pagamento dos procedimentos realizados e, do outro lado, o governo federal alegando que parte das verbas federais (R$ 74 milhões desde o início de 2013) não foi repassada à Santa Casa. Uma auditoria vai tentar esclarecer os repasses e as contas da Santa Casa de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário