INSS vai antecipar pagamento da metade do 13º salário


Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) irão receber a metade do 13º benefício junto com a folha de pagamento de agosto. A medida foi oficializada, ontem, no decreto da presidente Dilma Rousseff no Diário Oficial da União. Segundo matéria publicada em julho, os depósitos deverão começar no dia 25 de agosto para os aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo, de R$ 724,00 neste ano.
O calendário para quem ganha mais do que um salário mínimo começa em 1º de setembro e termina no dia 5. As datas variam de acordo como número final do cartão de benefício do segurado. A primeira parcela do 13º benefício vem sendo antecipada nos últimos anos, mas os aposentados não têm garantias de que isso será feito, justamente por depender desse decreto que precisa ser assinado pela presidente Dilma Rousseff.
SEM DESCONTO
O benefício depositado a partir de 25 de agosto corresponde a 50% do valor. O desconto do IR (Imposto de Renda), para quem tiver, só será feito no pagamento da outra parcela do abono de Natal, que sai em dezembro. Nem todos têm esse desconto, no entanto. Os aposentados com mais 65 anos têm uma isenção a mais e pagam menos IR.
Segurados que começaram a receber uma pensão ou aposentadoria neste ano também terão o 13º, porém o cálculo é proporcional e depende de quantos meses o segurado recebeu o benefício do INSS neste ano. Seguindo a regra dos demais, na primeira parcela do 13º, não haverá desconto do Imposto de Renda. A segunda parcela chega com a mordida do Leão, que é calculada sobre o valor total devido ao segurado. Ela será paga entre o final de novembro e o início de dezembro, segundo informou o Ministério da Previdência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário