Feriadão com N.S.Assunção e Iemanjá


Capital festeja hoje a Padroeira e Iemanjá
Duas religiões celebram suas crenças, no dia de hoje, em Fortaleza. Os católicos celebram, no dia do feriado municipal, a Padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora de Assunção, enquanto umbandistas e seguidores do candomblé comemoram o Dia de Iemanjá. A programação para os festejos começa cedo e estende-se até a noite.
Com o tema “Com Maria no caminho da Esperança”, a Caminhada com Maria chega a sua 12ª edição. A procissão terá início às 12 horas, com a realização de uma missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha.
Após a celebração, os participantes seguirão em caminhada onde se encontrarão com fiéis na ponte do Rio Ceará, no bairro Barra do Ceará. De lá, os devotos seguem pela Avenida Leste-Oeste até a Catedral Metropolitana, no Centro de Fortaleza, onde acontecerá a coroação de Nossa Senhora da Assunção. Conforme dados da organização do evento, a infraestrutura está sendo montada e a expectativa é de que o evento reúna mais de um milhão de fieis.
SEGURANÇA
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS) deslocará 210 agentes para a Caminhada com Maria. O esquema de segurança contará, ainda, com 182 policiais militares, divididos em 16 viaturas e 24 motos; 22 policiais civis, que estarão em plantão no 7º Distrito Policial (Pirambu), 34º DP (Centro) e Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), além de bombeiros militares.
Conforme a SSPDS, servidores da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também atuarão. Eles farão uso de uma aeronave com câmera no apoio à operação. O efetivo estará concentrado nos principais cruzamentos do percurso, que será de 12,5km. Para garantir o controle do tráfego e a segurança dos fiéis, serão disponibilizados 140 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), distribuídos em 30 motocicletas e 45 viaturas.
Em virtude do evento, a Av. Leste-Oeste será interditada a partir de meio-dia, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a Av. Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. A opção de desvio para quem trafega na avenida é seguir pelas vias Santa Elisa ou Francisco Sá.
CULTO A IEMANJÁ
Por ser sincretizada com Nossa Senhora da Assunção, Iemanjá é reverenciada na mesma data que homenageia a padroeira da Capital, dia 15 de agosto. Este ano, o cortejo sairá às 9h da sede da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum) na Rua Castro e Silva, no Centro. Na frente, vai um carro do Corpo de Bombeiros e logo atrás outro veículo com a imagem de Iemanjá, que tem 2 metros de altura e pesa 400 quilos.
Em seguida, o cortejo seguirá por várias ruas do Centro e depois entrará na Avenida Historiador Raimundo Girão, devendo passar pela Abolição e, em seguida, partirá rumo à Praia do Futuro. O encontro acontecerá em frente ao Clube dos Magistrados, na Avenida Zezé Diogo, onde a festa deverá entrar pela noite. Muitas oferendas são jogadas no mar, como uma forma de saudação a quem os umbandistas consideram a “Rainha do Mar”. Ontem à noite, umbandistas já iniciaram os trabalhos mediúnicos e oferendas na Praia de Iracema.
ORDENAMENTO
Para garantir o ordenamento, hoje, uma equipe de 13 agentes de fiscalização e controle urbano estará dividida no Aterro da Praia de Iracema, entre a Rua Idelfonso Albano e Avenida Rui Barbosa, para fiscalizar o comércio ambulante. De acordo com a Prefeitura, a Ecofor, em parceria com a Secretaria Regional II, está reforçando a limpeza do bairro Praia de Iracema.
Programação
* Festa de Iemanjá
Praia do Futuro
9h - Cortejo com a imagem de Iemanjá (da sede provisória da UECUM, Rua Castro e Silva até a Praia do Futuro) e saudação a todos os orixás
10h30 - Apresentação do Afoxé Acabaca
13h - Início dos trabalhos mediúnicos e homenagens à Iemanjá
Aterro da Praia de Iracema
10h – Abertura com apresentações culturais
13h – Acolhida dos terreiros
14h – Início dos rituais
17h40 – Segunda oferenda à Iemanjá na jangada
Caminhada com Maria
Missas no Santuário N. Sra. da Assunção – Vila Velha
10 h – Dom Rosalvo Cordeiro (Bispo auxiliar de Fortaleza)
12 h – Dom José Luís Gomes de Vasconcelos (Bispo auxiliar de Fortaleza). Após a missa, início da caminhada

Catedral Metropolitana
10 h - Missa da entrega da imagem histórica ao 10a Região Militar - Presidida pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio



Nenhum comentário:

Postar um comentário