Felizmente os "home" tão trabalhando duro


Polícia Federal apreende 1,1 tonelada de maconha e supera números de 2013

A droga estava num em caminhão frigorífico e é avaliada em R$ 1,5 milhão; Um homem do Paraná foi preso com a mercadoria em Chorozinho, a 72 KM de Fortaleza

PF apreende 1 tonelada de maconha
O delegado Janderlyer, ao lado de parte da droga apreendida (Foto: Pedro Alves/Tribuna do Ceará)
A Polícia Federal (PF) do Ceará apreendeu 1,1 tonelada de maconha hidropônica na madrugada deste sábado (02/08), escondida no fundo falso de um caminhão frigorífico que trafegava na BR-166, vindo do Paraná, com destino a Fortaleza. Com isso, chega a mais de três toneladas o total de entorpecentes apreendido este ano – montante que supera o volume de todo o ano passado.
“Essa é uma apreensão atípica. É um sinal de que o nosso estado cada vez mais recebe e consome essa droga”, afirmou, em entrevista coletiva, o delegado federal Janderlyer Gomes, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes. Segundo ele, esta é a apreensão mais volumosa de maconha de 2014, 2013 e 2012.
Um jovem de 23 anos, paranaense, cuja identidade não foi revelada pela Polícia, sem antecedentes criminais, que dirigia o caminhão, foi preso em flagrante. A apreensão foi realizada no município de Chorozinho, a cerca de 72 quilômetros de Fortaleza. Segundo o delegado, além da droga, o caminhão transportava frango. Mas, no momento da abordagem policial, a carga da ave já havia sido descarregada.
O caminhão saiu da cidade de Foz do Iguaçú (PR) no dia 27 de julho. Não havia outra pessoa no veículo, além do motorista. “O transportador geralmente é a ponta pequena no tráfico […] A partir de agora, a Polícia vai intensificar as investigações para identificar a quem esta carga era destinada”, afirmou Janderlyer.
A apreensão foi possível através de informações repassadas pela Polícia Federal do Paraná. O assunto era investigado há um mês por policiais federais especializados. Divida em 801 tabletes, com pesos diferentes, a droga é avaliada em cerca de R$ 1,5 milhão e deve ser incinera, ainda este mês, junto com outras 4 toneladas de entorpecentes, acumuladas pelas polícia. “Certamente, as principais bocas de fumo de Fortaleza estavam aguardando essa maconha. Cerca de 100 a 200 bocas de fumo seriam alimentadas com esse volume”, afirmou o delegado.
Tráfico internacional
A quantidade e a qualidade da droga apreendida levanta suspeita, para a polícia, de que a droga seja de origem paraguaia. Segundo a PF, não é comum, no estado, a produção de maconha em quantidade elevada e em boa qualidade. A maconha hidropônica possui maior quantidade de Tetraidrocanabinol – ou THC, a substância psicoativa da canabbis – em comparação com a planta cultivada de forma comum. “A suspeita é, sim, de que a droga tenha vindo do Paraguai, mas ainda estamos fazendo a investigação sobre o tráfico internacional”, comentou Janderlyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário