Coração Azul


Usuários do aeroporto de Fortaleza recebem informações sobre o tráfico de pessoas

Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) e Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/CE) distribuíram cartilhas e panfletos sobre o combate ao crime
Usuários do Aeroporto Internacional de Fortaleza receberam, nesta quinta-feira, 31 de julho, panfletos e cartilhas com uma série de informações sobre o tráfico de pessoas - crime que afeta homens, mulheres, crianças e jovens de todos os lugares do mundo, fazendo cerca de 2,4 milhões de vítimas todos os anos. A distribuição do material educativo foi feita pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) e Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP/CE), como ação integrante da Campanha Coração Azul.

 
O gerente de restaurante Erasmo Galvão, 46, estava no aeroporto aguardando um voo para São Paulo e antes do embarque recebeu panfleto sobre o tráfico de pessoas. Para ele, o acesso à informação pode ajudar a reduzir o número de vítimas do crime. "As pessoas podem tomar mais cuidado com propagandas falsas e não são enganadas, pensando que vão encontrar um serviço e não ser aquilo que elas estavam pensando", disse em alusão tráfico para trabalho forçado com fins sexuais.
 
A engenheira de pesca Samara Carvalho, 30, reconheceu que antes de receber o material não sabia exatamente como denunciar casos de tráfico de seres humanos. "A mídia deveria divulgar com mais frequência esse tipo de informação", reivindica. "Porque esse crime pode está acontecendo com uma pessoa próxima à gente e a gente não sabe como denunciar", completou. Com o panfleto, Samara passou a saber que existem vários números de telefone para fazer denúncias, no Brasil (100 e 180) e no exterior.
 
Enquanto que passageiros e acompanhantes receberam panfletos sobre o tráfico de pessoas, para trabalhadores e lojistas do aeroporto foram entregues exemplares da cartilha "Tráfico de Pessoas: Conhecer para se Proteger", publicada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). O material também ficará à disposição de qualquer cidadão no balcão de informações da Infraero e no posto do NETP/CE.
 
A campanha Coração Azul faz parte do movimento mundial de enfrentamento ao tráfico de pessoas implementado no Brasil pelo Ministério da Justiça em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da primeira edição da Semana Nacional de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas.
 
Sedes de órgãos públicos, incluindo a do MPF em Fortaleza, e monumentos ao redor mundo estão sendo iluminados com a cor azul para chamar atenção para a importância da luta contra esse tipo de crime. A campanha também está convocando pessoas do mundo inteiro a postar uma foto nas redes sociais fazendo um coração com as mãos e a usar as hashtags #igivehope e #coraçãoazul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário