Coluna do blog



Na falta de voto vale a falta de caráter
Eu sabia que um dia a política desembocaria em comportamentos criminosos, a partir da modernidade  dos meios de comunicação e dessas tal de redes sociais de que tanto se fala e de que tantos esperam. Quando eu era menino, lá em Sobral, ouvia que um coronel da polícia matava um boi no dia da eleição pra juntar os eleitores e entregar os envelopes com nas chapas dentro. Era assim; você recebia um envelope comum, 15 por 14, de cor parda e absolutamente não identificavel. Tinha à disposição, dentro da cabine, chapas pequenas com os nomes de todos os candidatos e, no sagrado espaço do anonimato botava lá seus interesses na urna. Só que, quando do almoço na fazenda ou na casa do coronel, eleitor recebia um envelope igual ao que encontraria na cabine com as chapas dos candidatos do coronel, quase sempre com o dito cujo buscando mandato novo. Diz que um dia, um eleitor analfabeto, mas metido a sabido ousou perguntar pro coronel em quem iria votar. A resposta teria sido zangada e admoestadora; - Tu é besta caboclo! Tu num sabe que o voto é secreto! E o coitado elegeu outra vez o coronel e quem mais lhe serviria de cabide. Leio que as tais redes sociais estão  soltando perfís falsificados de candidatos, aprontando, no anonimato, desancar políticos no intúito de enaltecer os seus e destruir os adversário. Quem trabalha no meio político como este humilde repórter, conhece perfis de políticos canalhas capazes de tudo, de qualquer coisa para se dar bem, sacaneando adversários que tratam como inimigos (e são).  Geralmente são pessoas menores, sem  qualquer coisa que pareça com bom caráter. O Solidariedade está indo à Justiça se sentindo vítima desses comportamentos. Vai buscar meios para desvendar de onde estão partindo perfis falsos de candidatos que seguem a sigla. Que os ache, mas não é muito dificil à Polícia Federal encontrar mandantes e executores. Se me deixarem ler alguns, sou capaz de reconhecer “a letra” de certos mandantes, velhos canalhas habitantes das sacanagens do mundo cibernético.

A frase: “Ri melhor quem...entende a piada”. Atualizando os adágios.


Segura peão! (Nota da foto)
Depois de quatro anos de governo, a presidente-candidata Dilma Rousseff prepara um super-projeto para a área de segurança que, segundo alguns integrantes do staff da campanha, surpreenderá o eleitorado e que, se reeleita, colocará em prática no primeiro mês de seu segundo mandato. Ela quer capitalizar o sentimento de segurança identificado durante a realização da Copa, sem levar em consideração a diferença da época do Mundial e o cotidiano violento que afeta os brasileiros. A idéia é passar “o que o governo sabe fazer”.

Quem pergunta o que quer...
Um repórter recebeu uma pauta de quem lhe paga a diferença salarial para fazer uma pergunta cretina a um certo deputado que teria recebido um bonus de ações de mercado.

A pergunta
O senhor recebeu um dinheiro extra, um bom valor de bonus de ações. O que o senhor vi fazer com esse dinheiro, em véspera de eleição?

A resposta
O dinheiro é meu e eu vou gastar como quiser.Vou farrear, vou doar, vou gastar com raparigas e até dar uma ponta pra você. Ta precisando de quanto? O repórter desligou o telefone depois de ouvir o que não queria.

Cobra pros pés
Quem conhece comportanentos de titulares de bancas advocatícias não vê novidade na onda de denúncias que chegam de hora em hora ao TRE contra adversarios. Políticas conhecidas dizem que a melhor defesa é um bom ataque.

E justifica...
Enquanto a gente estiver dando trabalho a “eles” de se defenderem, “eles” não terão tempo de nos atacar, aposta a estratégia. Só que, até onde sei, muito vestal vai ter ao rés do chão, nesta campanha, suas auréolas desmistificadas.

Padres e bispo
O bispo de Sobral, mais uns 10 padres foram ao show do pe.Fábio de Melo, em praça pública, no Acarau, semana passada. Acarau é diocese de Sobral e dom Orani fã do Padre.

Interesses separados
O Senado acaba de aprovar, sem maiores problemas, a flexibilização do horário da Voz do Brasil para veiculação entre 19h e 22h.

Quem ouve a voz
Na Câmara, porém, a situação será outra: muitos deputados querem a manutenção do horário das 19h porque consideram a melhor janela para mostrar seu trabalho para o eleitorado.

Saco sem fundo
Dos 184 municípios do Ceará, 112 estão, nesse momento, segundo dados do Tribunal de Contas da União, TCU, impedidos de contratar novos servidores, pagar horas extras e até mesmo conceder reajuste de salários.

Papocou
 A conta estourou em alguns casos porque houve excessos de contratações. Em muitos outros casos, o motivo é a queda nas na arrecadação e na transferência de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (TCU.




Nenhum comentário:

Postar um comentário