Coluna do blog


Não acreditei no que li
• Foi o seguinte: Passando pelas páginas, encontrei essa notícia aí, do jeitinho que lhes repasso – “O juiz Antônio Sales de Oliveira acatou liminar da coligação “Ceará de Todos”, que proíbe o governador Cid Gomes, o secretário Ciro Gomes e os candidatos da chapa majoritária “Para o Ceará Seguir Mudando”, Camilo Santana e Izolda Cela, a citarem de forma ofensiva o nome de Eunício Oliveira, candidato do PMDB ao governo do Ceará, em eventos de cunho eleitoral. Em sua decisão, o juiz diz que “ao vociferar comentários caluniosos, difamatórios e injuriosos, perfaz por transcender a qualquer anseio de liberdade de expressão e crítica no ambiente político”. A multa da desobediência é de R$ 25 mil, por ato realizado”. Espera aí; isso pode? Quer dizer, censurar fala de político criticando político? Vociferar comentários caluniosos? Difamatórios? Injuriosos? Como é que o jurisconsulto sabe se o que alguém irá dizer contra alguém é calúnia, difamação ou injúria? Mas o que será mesmo, no entender da autoridade vociferar essas coisas? Então, já que não podem falar Cid, Ciro, Camilo, Izolda e os candidatos da chapa majoritária, um contratado pra falar nos palanques, pode? Mas, como o doutor juiz acatou a coisa como liminar da coligação do outro lado, isso poderá cair a qualquer momento. Eis que, se alguém pedir pra ter o direito de falar de mal do outro, é um... sei lá. Eu não estou nem acreditando no que acabei de ler. Né por nada, não, a surpresa é o pedido de censura prévia com  cheiro de 64, 68, 69... e logo do PMDB de Paes de Andrade? Do grande Paes de Andrade de “Itinerário da Violência”? Aliás, já que não pode contra o Dr. Eunício, pode contra o vice dele? E contra o Dr. Tasso? O Raimundim do PMDB de Maracanaú, pode falar?


Cena cearense
Estamos bem na foto. Pelo menos no quesito estrangeirismo. Esta loja fica no conglomerado de pequeno comércio na esquina da Rua João Brígido com Ildefonso Albano. “Sale” em Sobral é liquidação. Aliás, “sale” é o cacete!.

• Sobre o comentário - Da fala de Fernando Hugo, comentada ontem, juntaram-se  vozes como de Ely Aguiar, Duquinha, Neto Nunes e outros que simplesmente pensam como Hugo, pra quem o corrupto é o eleitor.

• Remember Lorscheider - Dom Aloísio, quando arcebispo no Ceará, ensinava o povo a votar. E era bastante claro quando dizia: Tá passando fome? Não tem nada? Tão querendo comprar seu voto? Venda. Venda, mas não entregue.

• Juventude perdida - Um candidato reuniu esta semana a juventude de seu município base, falando de eleição e da importância da participação dela e essas coisas todas de que se espera dos jovens. Para um...

• Pressa - A deputada Eliane Novais, que se  diz candidata a governadora do Ceará,  quando tem um colega na tribuna da Assembleia, e ela será a próxima oradora, tem toda a pressa do mundo e fica na outra tribuna, esperando o colega terminar de falar. Meu Deus!
 
• Vampira - O presidente do PT do Ceará, teria dito que Marina Silva era uma vampira que havia sugado o sangue de Chico Mendes e, agora, de Eduardo Campos. A sra. Eliane Novais virou uma arara. Quer uma retratação do PT. Aliás, nem precisa; ela disse que o PSB do Ceará está rompido com o PT nacional. Êita!!!

• Roupa íntima - Esta coluna soube que organizações partidárias que realizam pesquisas diárias sobre comportamento de seus correligionários candidatos no pleito de outubro próximo continuam assustadas com os números de indecisos que chegariam hoje, a 40% de não sabe/não responde.
 
• A história na história - Américo Barreira, do PT, disputou o Governo do Ceará contra Totó e Mauro Benevides. Deu Totó. Barreira, um seríssimo comunista, teve 9882 votos. Um horror! Na primeira reunião partidária pra avaliar a eleição, Flauber Lemos, também conhecido por Pavão, não resistiu à ignorância do eleitor e sugeriu: – Vamos fazer um manifesto de repúdio ao povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário