Coluna do blog



 Por que é obrigatório votar no Brasil?
O jornal El País acaba de  publicar, uma matéria que questiona a obrigatoriedade de voto no Brasil. Entre os dez países mais ricos, o Brasil é o único que tem o voto obrigatório. O voto facultativo acontece em 205 países no mundo, enquanto em somente 24 o voto é obrigatório, mais da metade na América Latina. Uma matéria do El País questiona a obrigatoriedade do voto, dizendo que não querer votar não é estar contra a democracia, nem comprovadamente a melhora “Se o Brasil, sétima potência econômica do mundo, com uma democracia reconhecida por todos, onde existe a separação dos três poderes, continua entre os 24 países que ainda obrigam a votar, significa, no mínimo, uma clara anomalia democrática”, critica a publicação. Há quatro anos, a Datafolha publicou os índices de brasileiros que prefeririam que o voto fosse facultativo: 64% achava que o voto não deveria ser obrigatório. Além disso 30% dos eleitores tinham esquecido em quem votaram, 20 dias depois.  “Como escreveu Nicolás Ocarazán: “O voto obrigatório é uma maneira desesperada de tentar que os apáticos votem. Mas se a política é incapaz de seduzi-los pela via das ideias, para que obrigá-los a participar em um sistema incapaz de ser representativo e participativo?”. O jornal finaliza dizendo que a obrigatoriedade pode ser muito mais interesse político do que uma real tentativa de incluir os eleitores. A refletir.

A frase: “Vale quanto pesa. O que é bom pro futebol é bom pra política”. Observador da cena assistindo a chuva de denuncias provando que um bom ataque é a melhor defesa.


Fazer falta(Nota da foto)
Com a ida do Padre Zé pra primeira suplência de senador,mandato disputado junto com Mauro Filho, só agora caiu a ficha em Sobral que a cidade e a região norte ficarão sem um deputado federal. Vai fazer falta um cara honesto, trabalhador e vocacionado.

Juro que ouvi
Num desses programas de rádio, na madrugada de Fortaleza,onde o locutor abre o microfone pra cidadania reclamar, cavalheiro reclamou: “Está impossivel andar nos ônibus da linha Parangaba-Papicu! Andam cheios de bandidos!Onde está a Presidente Dilma que não vê isso!”.

Só os puxadim
As licitações para a primeira leva de aeroportos regionais devem estar na rua em cerca de 60 dias, informou o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco. O foco das licitações serão as obras de melhoria ou ampliação da infraestrutura dos terminais.

UFC descobre ouro
Se o problema da falta de água preocupa várias regiões, o Brasil está sobre uma verdadeira mina de ouro: pesquisas feitas pela UFPA, do Pará e da UFC, do Ceará, estimam que a Amazônia tenha uma reserva de água subterrânea com mais de 160 trilhões de metros cúbicos.

Maior que o Guarani
O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani, que se estende pelos territórios do Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil com 1,2 milhão de metros quadrados de extensão. A reserva representa 80% do total da água da Amazônia, enquanto os rios respondem por apenas 8%.

Risco n’água
Festival de iniquidades numa conversa com dirigente da AMC deixou claro que sequer de gramática valeu a pena. Não respondeu nem lhe foi perguntado algo do tipo em quanto tempo se faz uma licitação para a aquisição de semáforos e fotossensores ou se é dispensável ou ainda se é feito em casa. Além disso...deixa para lá.

O troco
Cid Gomes foi à forra. Ouviu crítica de Tasso sobre o Governo dele. Cid disparou críticas ao governo Tasso. E foi adiante; disse que ele não tem nada a ver com o Castanhão, que o Ceará deve a Paes de Andrade, o que é uma verdade. Disse que a Transposição do Velho Xico não está parada, o que é outra verdade.

E mais...
Cid falou de segurança e criminalidade e comparou os dois governos. Por ser elegante Cid Gomes nçao lembrou a guerra campal entre as polícias civil e militar do Ceará, nas portas do hotel Esplanada, de propriedade do dr.Tasso, naquele governo dele e de sobra disse que os mais de 300 mil empregos gerados no governo dele, Cid, foram mais que o triplo dos empregos gerados no Governo do ex-Bonitão.

Vamos junto
O presidente da Embratur, Vicente Neto, diz que o Brasil está garantido em três grandes feiras de turismo na Europa, América do Sul e Ásia, até setembro: Top Resa, na França; Fit, na Argentina; e Jata, no Japão.  Participam 74 representantes da cadeia produtiva do turismo nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário