Coluna do blog



Oito anos da Lei Maria da Penha: o que ainda deve ser feito
Para CRESS-SP, mecanismo de combate à violência contra a mulher é importante, mas ainda há ineficácia na execução A Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, está em vigor no Brasil desde 7 de agosto de 2006. Uma série de normas criou mecanismos para prevenir e coibir a violência contra a mulher tanto no âmbito doméstico quanto familiar.  Para a presidente do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo 9ª Região (CRESS-SP), Mauricleia Soares dos Santos, não há dúvida de que a criação da Lei foi um passo importante para a garantia dos direitos da mulher, mas ainda falta eficácia na execução. A Lei Maria da Penha foi um grande passo no combate à violência contra a mulher, porém, o Estado deve garantir seu cumprimento. Não adianta a justiça decidir a favor da mulher sem ter ninguém para protegê-la e assegurar a decisão judicial, ressalta. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a violência contra a mulher, o Brasil registrou, entre 2009 e 2011, 16,9 mil mortes de mulheres por conflito de gênero, especialmente em casos de agressão por parceiros íntimos. A pesquisa também realizou estudo sobre o impacto da Lei Maria da Penha, e de acordo com os números não houve diminuição no número de mortes depois da vigência da Lei até 2011. Ainda para a presidente do CRESS-SP, falta a criação de mais varas e juizados especializados para o atendimento das vítimas. É necessária a ampliação de institutos de proteção para a mulher, assim como mais delegacias especiais. Muitas vezes a vítima, com medo do agressor e por não se sentir protegida, não faz a denúncia. O Estado é de vital importância para assegurar a proteção dessa mulher vítima da violência, finaliza.

A frase: “Pelo amor de Deus me ensinem a guiar.” Do jornalista Tom Barros desancando a zona do transito inventada pela AMC em Fortaleza.


Tabletop (Nota da foto)
Qualquer publicitário adoraria ter um out door que nem esse aí. Camilo Santana, candidato ao Governo do Ceará carrega no peito um milhão de esperanças de seus parceiros candidatos.

Indignado
O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) está revoltado. Ele anda pê da vida com a onda de compra de votos que campeia no Interior do Estado.

Bota os “Home” na cola
Lopes afirma que é hora da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral começarem a investigar esse tipo de ação.

Dito aqui
Na verdade isso de compra de votos faz tempo esta coluna fala. Nos últimos dias até perguntamos como é que cidadão que nunca foi síndico de edifício espera 180 mil votos em outubro.

Balanço de junho
O Agroamigo beneficiou 109.413 agricultores rurais com crédito no valor de R$ 295,8 milhões,no Ceará, observando-se crescimento de 64% em comparação a junho de 2013.

Nelson comemora
As aplicações do programa no semiárido cearense atingiram percentual ainda maior: 85,8%. Apesar da seca. Quem solta foguete é Nelson Antônio Presidente do BNB.

Béisso?
“A corrupção é inerente ao sistema eleitoral brasileiro. Temos dados indicando que o Brasil e os Estados Unidos têm o voto mais caro do mundo”.Igor Pinheiro,promotor de justiça.

Quem quer dindim?
O promotor de Justiça enfatizou que 95% dos doadores são bancos e empresas, tendo uma perspectiva de retorno de 800% daquilo que foi doado por meio de contratos fraudulentos.

Caiu na real
“A gente tem que ser muito cauteloso com pesquisa. Sei que é um retrato, porque eu sou mais conhecido. É uma questão técnica.Se eu estou em cima, tenho menos espaço para crescer”. Tasso Jereissati sobre pesquisa pro senado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário