Cinturão das águas


Obra está bem encaminhada
A construção do Cinturão das Águas está com as obras bem avançadas, saindo da marcha de força e entrando na marcha de velocidade para, no próximo ano, receber as águas que vão chegar, em Jati, da Transposição do Rio São Francisco. A previsão, e otimismo, é do secretário de Recursos Hídricos, Rennys Frota, acrescentando que as águas desse rio vão resolver o problema da seca no Ceará.
O Cinturão, segundo ele, depois de pronto, vai ter uma função muito importante, que é distribuir a água em várias localidades através de adutoras que vão ser ligadas a ele. O secretário viajou a Brasília para, no Ministério da Integração Nacional, liberar recursos para a instalação de mais adutoras no interior cearense. Essas adutoras vão beneficiar, entre outras cidades, Crateús, Canindé e Irauçuba.
Problemas
Ainda segundo o Frota, as adutoras, depois de prontas, vão levar água para essas cidades que, em tempos de seca, têm problema de abastecimento. O secretário informa que a falta de água está acontecendo em várias localidades, mas o problema maior está sendo nas bacias de Crateús e do Curu. Por outro lado, Frota afirmou que o Estado está se organizando para sanar o problema com novos empreendimentos.
Frota observou que o estoque de água no Ceará, em média, está na faixa de trinta por cento. Acrescenta que o reservatório que está com um bom volume de água é o Açude Castanhão, cuja estrutura está com mais de dois bilhões de metros cúbicos. Frota reforça que o açude Orós também está com um bom volume de água, que, hoje, é de mais de um bilhão de metros cúbicos.
Desperdício
Mesmo que não haja inverno no ano que vem, coisa que ele disse que não acredita, até porque não tem nada comprovado ainda, observa que Fortaleza tem dois anos de abastecimento, sem qualquer problema. Por outro lado, afirmou que é preciso a população evitar o desperdício de água, usando só o necessário para as necessidades. E enfatiza – evitando o desperdício já é muita coisa. (com informações de Tarcísio Colares).
Maracanaú sem água amanhã, alerta cagece
A Cagece informa aos moradores de Maracanaú que será necessário suspender o Sistema de Abastecimento de Água da cidade, a partir das 8 horas, do dia 22 de agosto (sexta-feira), com previsão de retorno do bombeamento às 18 horas do mesmo dia. A suspensão atingirá somente Maracanaú e será necessária para realizar a retirada de um vazamento, melhorando o abastecimento do município.  Durante os procedimentos, todos os bairros de Maracanaú ficarão desabastecidos. A Companhia esclarece que a distribuição de água voltará gradativamente após o início do bombeamento de água para a Estação de Tratamento. O abastecimento chegará primeiramente nas áreas mais centrais, até alcançar o completo equilíbrio do sistema, que poderá ocorrer em até 24 horas, nos bairros situados em áreas mais elevadas. Para diminuir ao máximo os transtornos à população, antes do período de suspensão, a Cagece orienta aos clientes que reservem água para seu consumo e usem o bem para atividades essenciais, privilegiando o consumo humano. Para mais esclarecimentos, solicitamos entrar em contato pelo teleatendimento 0800.2750195 (24 horas).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário