As faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade


carapinima2
As faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Carapinima e da Universidade estarão operando a partir de segunda-feira (25/8), melhorando a ligação entre os bairros Benfica e o Centro da cidade. Contida no Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a medida visa garantir a prioridade do transporte coletivo, otimizando os deslocamentos de cerca de 300 mil passageiros, além de reduzir em até 40% o tempo de viagem dos usuários.
Os serviços de sinalização, que tiveram início no dia 18 deste mês, estão sendo realizados no período noturno para não prejudicar a fluidez do tráfego. Essas faixas totalizarão 4,4 km e estarão situadas no lado direito da via.
Na Av. da Universidade, por onde costumam circular diariamente 42 linhas de ônibus, a faixa exclusiva será desde a R. Pe. Cícero até a Av. Domingos Olímpio. No trecho entre a Rua Paulino Nogueira e Juvenal Galeno, serão destinadas duas faixas para os ônibus, em função do maior número de veículos e desejos de paradas. Já a Av. Carapinima compreenderá uma faixa por sentido, entre a R. Pe. Francisco Pinto e a Av. Duque de Caxias, beneficiando as 37 linhas que passam pelo local. A exceção será o trecho entre a Rua Juvenal Galeno e Av. 13 de Maio, onde também serão destinadas duas faixas para os ônibus.
Quem utiliza o transporte coletivo nas duas avenidas já percebe algumas mudanças, como a substituição dos abrigos de concreto por abrigos metálicos. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) segue realizando o trabalho de redimensionamento dos pontos de paradas para que exista uma distância média de 500 metros entre eles. Além disso, está em fase final a elaboração da comunicação visual que estará presente em todos os abrigos das faixas exclusivas oferecendo informações aos passageiros.
Será permitido o tráfego de ônibus, vans e táxi nas faixas exclusivas. Veículos particulares poderão circular desde que respeitem as regras de circulação, só devendo adentrar a faixa para realizar conversões à direita ou acesso ao lote, numa distância limite entre 100 e 300 metros em virtude da característica das vias.
Conforme as placas de sinalização vertical que serão instaladas ao longo das vias, as faixas funcionarão nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. A fiscalização será feita em três etapas: adaptação, educação e penalização, como explica Luiz Alberto Sabóia, titular da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). “No primeiro momento não haverá multa, apenas orientações. No segundo momento, 30 dias após a implantação da faixa, nós iremos implantar a fiscalização eletrônica e já começaremos a registrar os abusos e notificar, ainda em caráter educativo. Somente após mais 30 dias, terá início a terceira fase em que haverá, se for o caso, penalização com multa”, informa.
Cerca de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público serão implantados em Fortaleza até julho de 2015. A inclusão das vias que farão parte do programa considerou alguns critérios, entre eles, o elevado volume de ônibus que circulam por elas e a necessidade da via possuir três ou mais faixas.
Além das avenidas Carapinima e da Universidade, vias como José Bastos, Engenheiro Santana Júnior, W. Soares, Abolição, Godofredo Maciel, Osório de Paiva, Bernardo Manuel, Av. Pres. Castro e Silva, Av. Cel. Matos Dourado, Av. Alberto Craveiro, Av. Raul Barbosa, Av. Domingos Olímpio, Av. Antônio Sales e Av. Leste-Oeste também serão contempladas com as faixas. A implantação das mesmas também atende à Lei da Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte coletivo sobre o individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário